Inca faz campanha para doação de sangue e plaquetas

Por conta do Carnaval, o banco de sangue do Inca ficou com seu estoque de sangue 40% abaixo do ideal para o seu funcionamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vanessa Huguinin

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) inicia o pós-Carnaval fazendo um apelo a cariocas e fluminenses para doem em sangue, pois neste período o estoque de plaquetas da unidade costuma ficar zerado. Para reverter o cenário, o Inca, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e os padrinhos da campanha “Bloco da Solidariedade”, Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, conversarão com o público e a imprensa aos pés do Cristo, nesta quinta-feira (23), às 7h. A ação será finalizada, no mesmo dia, às 19h, com a iluminação do monumento em vermelho, em alusão ao sangue.

“Os feriados prolongados sempre acarretam baixa significativa nas doações, tanto durante o feriado, quando não temos coleta, quanto logo após o carnaval, quando começamos do zero os trabalhos, principalmente em relação à doação de plaquetas, que têm vida útil de apenas cinco dias”, explicou a chefe do Serviço de Hemoterapia, Iara Motta.

Em 2023, o Inca, a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, a Sebastiana, e a Rádio Saara fecharam uma parceria para a divulgação da doação de sangue antes do início do Carnaval. Na ocasião, o estoque na unidade estava 40% abaixo do ideal. A rede Kinoplex também aderiu à causa, exibindo em seus cinemas, no Rio de Janeiro, um vídeo de sensibilização do público.

Criado em 2005 para atender à demanda do Carnaval, a campanha “Bloco da Solidariedade” resulta em um aumento de aproximadamente 45% no número de bolsas coletadas em relação a semana anterior às festividades. Em 2019, graças à mobilização, foram coletadas mais de 640 bolsas de sangue.

Advertisement

Qualquer pessoa, entre 16 e 60 anos, com boas condições de saúde e pesando mais de 50 kg, pode doar sangue. O doador não deve estar em jejum, mas não deve ter ingerido alimentos gordurosos três horas antes da doação. No ato da doação, os voluntários devem apresentar documento com foto, sendo que menores de 18 anos só podem doar sangue com consentimento formal dos responsáveis. A doações de plaquetas necessitam de agendamento prévio realizado por telefone.

O Banco de Sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha, nº 23, 2º andar, Centro. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h.

Mais informações pelos telefones: 3207-1021 e 3207-1580.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inca faz campanha para doação de sangue e plaquetas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui