Inca promove ação contra câncer ocular infantil no Via Parque Shopping

Ação acontece neste sábado (17/09), das 13h às 17h, no 1º piso do empreendimento, localizado na Barra da Tijuca

Os cuidados com a saúde visual infantil devem começar ainda nos primeiros dias de vida / Foto de Sarah Chai no Pexels

“De Olho nos Olhinhos” é a campanha promovida pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para a conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma, câncer intraocular infantil. Segundo o Inca, a doença atinge 18 mil bebês ao ano, podendo se manifestar em crianças com idade até 5 anos. O instituto realiza uma ação de conscientização sobre a doença, neste sábado (17/09), no 1º piso do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, das 13h às 17h.

Segundo a chefe da Seção de Pediatria do Instituto, Sima Ferman, entre os sintomas mais comuns de câncer intraocular infantil estão o reflexo branco na pupila, estrabismo, baixa visão, entre outros. A percepção prematura de tais sinais pode significar a diferença entre uma vida normal ou uma vida mergulhada na escuridão.

 “A descoberta precoce desse tipo de câncer é fundamental para o sucesso do tratamento e prevenção da cegueira infantil. Por isso, é necessário levar o máximo de informações a todos”, destacou Sima Ferman.

O Teste do Olhinho, como é conhecido o exame de diagnóstico de problemas oculares congênitos, pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O teste consiste em verificar a existência de uma cor vermelha na pupila das crianças. A identificação de reflexo ausente, menor ou branco pode indicar opacidade das estruturas oculares.

“Se algum problema for identificado no exame, a criança deve ser encaminhada com urgência ao serviço oftalmológico especializado de referência. O teste do olhinho deve ser feito nos primeiros três dias de vida na maternidade e três vezes por ano nos três primeiros anos”, afirmou a pediatra.

A campanha “De Olho nos Olhinhos” antecede o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.

O Shopping Via Parque fica na Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca.

As informações são do jornal O Dia.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui