Inca promove ação contra câncer ocular infantil no Via Parque Shopping

Ação acontece neste sábado (17/09), das 13h às 17h, no 1º piso do empreendimento, localizado na Barra da Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Os cuidados com a saúde visual infantil devem começar ainda nos primeiros dias de vida / Foto de Sarah Chai no Pexels

“De Olho nos Olhinhos” é a campanha promovida pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para a conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma, câncer intraocular infantil. Segundo o Inca, a doença atinge 18 mil bebês ao ano, podendo se manifestar em crianças com idade até 5 anos. O instituto realiza uma ação de conscientização sobre a doença, neste sábado (17/09), no 1º piso do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, das 13h às 17h.

Segundo a chefe da Seção de Pediatria do Instituto, Sima Ferman, entre os sintomas mais comuns de câncer intraocular infantil estão o reflexo branco na pupila, estrabismo, baixa visão, entre outros. A percepção prematura de tais sinais pode significar a diferença entre uma vida normal ou uma vida mergulhada na escuridão.

 “A descoberta precoce desse tipo de câncer é fundamental para o sucesso do tratamento e prevenção da cegueira infantil. Por isso, é necessário levar o máximo de informações a todos”, destacou Sima Ferman.

O Teste do Olhinho, como é conhecido o exame de diagnóstico de problemas oculares congênitos, pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O teste consiste em verificar a existência de uma cor vermelha na pupila das crianças. A identificação de reflexo ausente, menor ou branco pode indicar opacidade das estruturas oculares.

Advertisement

“Se algum problema for identificado no exame, a criança deve ser encaminhada com urgência ao serviço oftalmológico especializado de referência. O teste do olhinho deve ser feito nos primeiros três dias de vida na maternidade e três vezes por ano nos três primeiros anos”, afirmou a pediatra.

A campanha “De Olho nos Olhinhos” antecede o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.

O Shopping Via Parque fica na Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca.

As informações são do jornal O Dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inca promove ação contra câncer ocular infantil no Via Parque Shopping
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui