O Instituto Nacional de Câncer (Inca) firmou uma parceria com o Programa Alice, para disponibilizar aos pacientes da rede a terapia assistida por cães. Em decorrência dos tratamentos e do longo período de internação, muitos pacientes enfrentam dificuldades emocionais e psicológicas, que o contato com os cachorros, todos treinados, pode ajudar a ultrapassar.
A parceria foi viabilizada pelo braço social da entidade, o INCAvoluntário que uniu tutores voluntários e seus cães para a realização de visitas quinzenais a pacientes internados na unidade de Cuidados Paliativos do instituto, em Vila Isabel, na Zona Norte da cidade. Os encontros são supervisionados pela fundadora do Programa Alice, Emi Parente, e pelas equipes assistenciais da unidade hospitalar e do INCAvoluntário.
Emi Parente, destaca que a terapia assistida por cães trás muitos benefícios aos pacientes, como relaxamento e redução do estresse e da ansiedade. A terapia com cachorros também gera melhoras na afetividade, concentração, comunicação e motivação das pessoas internadas e em tratamento há muito tempo. Tais resultados foram cientificamente comprovados por pesquisas internacionais, segundo Emi.
A primeira visitação contou com a participação de sete cães terapeutas em companhia de tutores voluntários, após o cumprimento de protocolos hospitalares, além da visita técnica de Alice e Albert, uma border collie de 2 anos; e um spitz alemão de 3 anos, animais de Emi Parente e qualificados para esse tipo de atuação.
“Os pacientes podem ter dificuldades de se expressar ou simplesmente não querer conversar muito, e a interação com os animais os ajuda a manter uma comunicação não verbal, através de expressões faciais. A presença do animal gera conforto e senso de pertencimento”, explicou a fundadora do Programa Alice.
Informações: O Globo