Na manhã deste sábado (23/04), um incêndio atingiu o Bar do Oswaldo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O quartel da Barra da Tijuca do Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 5h40 para controlar as chamas. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas.
O bar, fundado em 1946 por Oswaldo Cardozo, é tradicional na região do Joá há décadas, muito conhecido por vender batidas de vários sabores.
Rommel Cardozo, proprietário do bar, lamentou o ocorrido: “75 anos de história, todos aqueles quadros, aquilo tudo foi para o espaço. Infelizmente as perdas foram muito grandes, é lamentável”.
Ao portal de notícias “g1”, ele contou que conseguiu salvar o sobrinho do incêndio e mais um funcionário: “Não pegou fogo na sacada. Ele desceu pelo telhado, escorregando, eu dei a mão para ele, puxei ele para mim e conseguimos salvar ele. E o rapaz que trabalha com a gente saltou do telhado, só machucou um pouquinho o pé, mas está todo mundo bem”.
Segundo Rommel, o estoque, o escritório e o dormitório foram destruídos. Para ele, a maior perda foi dos itens que contam a história do bar: “Tem muita coisa da história do bar que estava lá em cima guardada. O que mais dói para a gente é isso. A história escrita, jornais guardados, realmente a gente perdeu. Muita coisa se perdeu aí. Minha irmã está arrasada, meu sobrinho está arrasado”.