Incêndio atinge Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro do Rio

Fogo atingiu a "capela de de velas", espaço reservado para orações dos fiéis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Incêndio em igreja no Centro do Rio (Foto: Divulgação)

Um incêndio atingiu, na manhã desta quarta-feira (13/03), a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, localizada na Rua Uruguaiana, no Centro do Rio. As chamas foram contidas por guardas municipais, que realizavam patrulhamento na região, quando foram acionados por pessoas que estavam no local. Não houve feridos.

De acordo com a corporação, os agentes utilizaram extintores e areia para conter o fogo, que atingiu o local chamado de “capela de velas”, espaço destinado para oração de fieis.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas ao chegar no local, o incêndio já havia sido controlado. O rescaldo também foi feito para evitar novos focos de chamas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos foi tombada pelo IPHAN em 1938. Construida no século XVIII, já foi catedral. Lá se encontram os restos mortais do Mestre Valentim, um dos grandes nomes de nossa arquitetura colonial. A Igreja também já recebeu, em cortejo, o rei D. João VI na ocasião da vinda da família real para o Brasil.

Advertisement

A Igreja integra a o conjuntode edificações religiosas erigidos por irmandades de pretos.

Problemas com fogo e com água

No último dia 07 de março, o DIÁRIO DO RIO informou em primeira mão que que Irgeja Nossa Senhora do Rosário enfrenta problemas com contas de água, que juntas somariam uma dívida superior a R$ 60 mil

A débito levou a companhia Águas do Rio a cortar o fornecimento da instituição. Mesmo assim e sem nenhum consumo, o templo continua recebendo da concessionária contas com valores elevados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Incêndio atinge Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Muito triste esta notícia. Estive lá outro dia e estava tão bonita.

    Só espero que coisa igual ou mesmo pior, sei lá, aconteça a outra Paróquia a alguns poucos metros dali: igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Boa Morte (R. Rosário com Av. Rio Branco).

    A meses venho alertando para o ABANDONO desta Igrejinha que desde 2.020 – PANDEMIA – NUNCA MAIS ABRIU.

    D. Orani Tempesta? Eduardo Paes? Quem é o responsável?

    Obrigado ao DIÁRIO DO RIO por permitir mais este protesto em favor de um Património Histórico abandonado por sei lá quem…e corre muitos riscos À medida que o tempo vai passando.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui