Um incêndio atinge, desde o início da tarde desta segunda-feira (30/11), o prédio da antiga universidade Gama Filho, na Rua Manoel Vitorino, no bairro de Piedade, na Zona Norte do Rio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 13h36, e o quartel da área segue no local tendo controlar as chamas. Ainda segundo a corporação, não há vítimas.
Há anos, desde que a universidade fechou as portas, o prédio é alvo de invasões e, abandonado, sofre também com a degradação. Não há informação ainda sobre o que teria começado o incêndio.
No início do ano, o DIÁRIO DO RIO mostrou o trabalho do fotógrafo Wagner Souza,, que estudava na Gama Filho, em 2014, quando a Universidade faliu. Ele decidiu fazer um registro interno de como estava o campus.
Mostra o descaso como os livros, a educação e a cultura neste país. Um patrimônio que o poder público deixa no abandono. Uma violência, um crime contra a educação!
A área toda esta entregues as baratas, desde 2014 já foram saqueados tudo inclusive os prêmios e troféus que estava lá, tudo foi destruído e que ainda restava os livros da biblioteca do prédio, agora colocaram fogo para dá o culpe final para acabar com tudo, n minha opinião, o estado deveria pegar para aproveitar a área, já que o próprio não nem ai para o patrimônio
Por que não desaproria e paga com precatório (???) afinal, é bem abandonado, gerando problemas de toda ordem no entorno.
Isso é um absurdo.
Estava passando na hora.
Muito triste… Má gestão de um serviço relevante, por outro lado a concorrência desleal e caça-níquel de outras instituições. Patrimônio abandonado. Invadido. E agora virando cinzas.