Um incêndio de grandes proporções atinge a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), na região Sul do estado do Rio de Janeiro, desde a tarde da última sexta-feira (14/06). De acordo com o site ”Agenda do Poder”, a última estimativa aponta que, aproximadamente, 150 hectares foram atingidos pelas chamas.
O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do PNI, colocou mais de 100 brigadistas para combater o incêndio, além de bombeiros de 10 quartéis do Rio, guarda-parques e voluntários. Vale ressaltar que a causa do fogo ainda não foi identificada.
O incêndio teve início, coincidentemente, no dia em que o parque completou 87 anos. A região afetada faz divisa com os estados de Minas Gerais e São Paulo.
João Paulo Morita, coordenador de prevenção e combate a incêndios florestais do ICMBio, diz que várias instituições estão mobilizadas no combate às chamas, incluindo o Exército Brasileiro, a Fundação Florestal de SP e o Governo de MG.
”É um incêndio complexo que ocorre a mais de 2 mil metros de altitude, o que dificulta as ações de combate. Por ser mais alto, a quantidade de vento aumenta, causando uma propagação rápida, principalmente porque o tempo está muito seco. Há mais de 100 combatentes trabalhando 24 horas, além da equipe de suporte que não está em campo”, afirmou João Paulo.
Morita ressaltou ainda que, pelo fato da área ser bastante íngreme, o acesso é dificultado em vários trechos. ”Em algumas partes, é necessário esperar o fogo cessar para que a equipe possa avançar”, complementou.
Segundo a Defesa Civil estadual, a operação conta com 13 viaturas e duas aeronaves do Grupamento de Operações Aéreas, que monitoram a área, transportam as tropas e combatem os focos de incêndio.
A Parquetur, concessionária responsável pela administração turística do PNI, informou que o acesso à parte alta do parque ficará fechado até esta segunda (17/06). Devido ao incêndio, a abertura da Temporada de Montanha foi cancelada.