Incêndio de grandes proporções atingiu na noite de quinta-feira, dia 14/01, aproximadamente 250 moradias populares ao lado do condomínio Jesuíta, em Santa Cruz, na Zona Oeste. Ninguém ficou ferido. Os moradores que não tinham onde se abrigar foram levados para o Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, 125 famílias foram cadastradas pelo poder municipal. Ao todo, 217 famílias ficaram sem moradia. A ação de assistência da prefeitura inclui refeições, acolhimento provisório no Complexo Esportivo Miécimo da Silva e medidas de higienização, com distribuição de máscaras e álcool em gel.
O prefeito Eduardo Paes (democratas) esteve no local e organizou a ação de assistência às famílias, que envolve diversos órgãos da Prefeitura e do governo do Estado. “Já estamos acolhendo as famílias, infelizmente eles perderam tudo, mas graças a Deus sem nenhuma vítima. Estamos dando todo o atendimento, as pessoas vão ser abrigadas hoje à noite, aquelas que não tiverem uma casa de parente ou amigo para ficar. Vamos tratar de resolver o problema em definitivo dessas famílias que estão há três, quatro anos abandonadas aqui nessa ocupação, afirmou Paes.
Em entrevista ao portal G1, o vice-prefeito, Nilton Caldeira (PL), disse esperar trabalhar em parceria com o governo federal para resolver a questão da habitação na cidade. “O problema habitacional não só está acontecendo aqui, é um problema em toda a cidade. Nós estamos começando a desenvolver esse trabalho, já está sendo feito um estudo de mapeamento da cidade para resolver esse problema junto com o governo federal, a Casa Verde e Amarela. Então a gente vai tentar unir essas forças aí para a gente resolver esse problema”.
Doações podem ser entregues diretamente ao Miécimo da Silva. A Secretaria de Assistência Social informa ainda que está cadastrando todas as pessoas que perderam suas casas para, dependendo do caso, incluir em programas sociais e de habitação da Prefeitura.