Incrições abertas: Secretaria de Turismo e Firjan IEL firmam parceria e lançam programa INOVATUR

Startups selecionadas terão acesso gratuito a capacitações, mentorias, ações de networking para incentivo do turismo no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Guia de turismo Leilson Souza (Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Firjan IEL, está com inscrições abertas para o processo seletivo do programa INOVATUR, para empresas interessadas em fomentar o turismo na cidade do Rio de Janeiro. Novos produtos e serviços, experiências autênticas e memoráveis que cativem os turistas em visita à Cidade Maravilhosa são objetivos do projeto INOVATUR. As inscrições vão até 1º de abril e devem ser realizadas pelo site: https://turismo.prefeitura.rio/inovatur/

Durante oito meses, cinco empresas selecionadas terão acesso a capacitações, mentorias, ações de networking desde a idealização e planejamento do negócio até a sua estruturação. Para participar é preciso que a empresa menos de 10 anos de atuação comprovada; ser micro ou pequena empresa domiciliada na cidade do Rio de Janeiro; ter representantes legais maiores de idade; possuir um CNPJ vinculado à empresa. É proibida a participação de pessoas físicas.

As empresas selecionadas terão direito a um espaço físico, no centro do Rio, equipado e preparado para o trabalho colaborativo, de forma inteiramente gratuita. Os participantes selecionados contarão também com a facilitação para a imersão no ecossistema de inovação e no trade de turismo carioca.

Segundo Daniela Maia, secretária da SMTUR, este programa de incubação INOVATUR, em parceria com a Firjan IEL, representa um esforço conjunto para impulsionar a inovação e melhorar a experiência turística na cidade do Rio de Janeiro. “Ao promover a criatividade, a colaboração e o empreendedorismo, estamos moldando um futuro em que o Rio se destaca como um destino turístico verdadeiramente excepcional, capaz de cativar e inspirar visitantes de todo o mundo”, conclui.

Advertisement

Um dos principais pilares deste programa é a valorização da propriedade intelectual, garantindo que as ideias e inovações desenvolvidas sejam devidamente protegidas e reconhecidas, estimulando a criatividade e o empreendedorismo. O INOVATUR tem como objetivo criar modelos de negócios inovadores que impulsionem o crescimento econômico e a sustentabilidade no setor turístico do Rio de Janeiro.

No âmbito das experiências turísticas inovadoras, este programa busca oferecer aos visitantes do Rio de Janeiro uma variedade de opções turísticas além do convencional. Como por exemplo, passeios interativos e roteiros personalizados, eventos culturais e gastronômicos exclusivos, ferramentas digitais B2C (venda de empresas para o consumidor final), C2C (venda de consumidor para outro consumidor) ou mesmo B2G (relação comercial entre empresas e governos), entre outras possibilidades, sem limitações a possibilidades inovadoras, tudo projetado para proporcionar uma imersão autêntica na rica diversidade da cidade.
 

” O propósito da Firjan IEL é impulsionar a indústria local e uma das formas que acreditamos alcançar este objetivo é através da inovação aberta. Foi com grande satisfação que recebemos a oportunidade de contribuir com a construção e condução do Programa INOVATUR. O município do Rio de Janeiro é uma referência nacional e internacional na temática de turismo e queremos tornar nossa cidade mais atrativa para novos negócios e, consequentemente, para a inovação”, explica Daniel Pan, consultor de Conteúdo e Inovação Empresarial da Firjan.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Incrições abertas: Secretaria de Turismo e Firjan IEL firmam parceria e lançam programa INOVATUR
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui