Indicação de Mac Dowell para os Transportes é uma boa notícia para os cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
1344297246 Indicação de Mac Dowell para os Transportes é uma boa notícia para os cariocas
Prof. Dr. Fernando Mac Dowell. Foto: Cecília Lorenzo – Clube de Engenharia

A decisão do prefeito eleito, Marcelo Crivella, em convidar o futuro vice-prefeito Dr. Fernando Mac Dowell para a secretaria municipal de Transportes, sinaliza novos tempos para a gestão da cidade, principalmente, para a pasta dos transportes.

O professor doutor Fernando Mac Dowell, um conceituado especialista em transportes, dos mais respeitados do Brasil, livre docente em engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor de pós-graduação de mestrado em engenharia urbana e ambiental do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, foi também diretor do Metrô Rio tendo participado do projeto de implantação dos primeiros trajetos do metrô fluminense.

Mac Dowell é membro da Divisão Técnica de Transporte e Logística do Clube de Engenharia, uma das câmaras técnicas do Clube, a qual eu também faço parte, e acompanho, com certa regularidade, a atuação acadêmica e profissional do Dr. Mac Dowell e digo que foi com bastante entusiasmo que recebi a notícia da escolha do seu nome para um setor tão importante para o futuro do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, a população assistiu grandes investimentos no setor, amparados pela justificativa dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. No entanto, esta é uma área sensível do município do Rio, assim como de toda grande cidade, tamanha é a demanda que ela exige.

Advertisement

Há, sem dúvidas, muitos e importantes desafios a serem vencidos e o como sempre é dito pelo futuro secretário de Transportes, deve-se pensar de forma sistêmica, pois não existe um modal melhor do que outro, eles devem se complementar, pois há um tipo de modal para cada tipo de situação e demanda.

A administração pública brasileira carece de técnicos com poder de decisão e os técnicos carecem de apoio político para os embates que surgem e esse apoio político não é dado apenas pelo prefeito, pelos vereadores, mas também pela população, pela sociedade civil organizada, que, poderá acompanhar e participar sobre a agenda da gestão.

A pasta dos transporte é fundamental para o desenvolvimento da cidade, pois ela implica direta e indiretamente sobre diversos setores da administração e da vida urbana como habitação, meio ambiente, turismo, acessibilidade e segurança, além de influenciar profundamente no orçamento doméstico em decorrência do valor de tarifas e na produtividade e no bem-estar das pessoas que se deslocam todos os dias por longos trajetos para trabalhar e estudar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Indicação de Mac Dowell para os Transportes é uma boa notícia para os cariocas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui