Indústria fluminense de Armamento não letal é destaque na maior feira de defesa da América Latina

Brasileira Condor apresenta tecnologias inteligentes, entre elas granadas de efeito moral inteligentes e ecologicamente sustentáveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após quatro anos de ausência no Rio Janeiro, devido à pandemia, a LAAD (Latin America Airforce&Defense), maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, volta nesta nesta terça-feira ao Riocentro trazendo centenas de empresas globais que apresentam as últimas inovações do setor.

Dentre as centenas de expositores nacionais e estrangeiros, a brasileira Condor Tecnologias Não Letais desponta com algumas inovações made in Brazil. Mais, precisamente, produzidas no bairro de Adrianópolis, em Nova Iguaçu (RJ), onde fica localizada a unidade industrial da empresa e o seu Instituto de Ciência e Tecnologia, primeiro do gênero na América do Sul.

Entre as novidades, está o Condor Drop, um drone que faz lançamentos aéreos de cartuchos não letais (forma líquida ou fumaça), em operações especiais, de forma extremamente precisa. 

Já adquirido pelo governo de Angola e testado em caráter experimental por algumas PMs do Brasil em 2022, o equipamento pode fazer a diferença em situações como rebeliões em áreas externas de presídios e em casos extremos de ameaça ao patrimônio público. Ele é controlado por um sistema de controle remoto que pode ser operado a uma distância a até cinco quilômetros da cena do conflito.

Advertisement

SMART GRENADES E ECOFRIENDLY

Outra novidade é a Ecobody, granada de efeito moral (luz, som, lacrimogênea e fumígena) feita com corpo feito em polímero natural de alta resistência e 100% biodegradável. Além de proteger o meio ambiente, já que as similares em borracha podem levar até 400 anos para se decompor na natureza, é mais indicada na medida em que as partículas resultantes da sua explosão são ainda leves que a borracha tradicional.   

Quanto às Smart Grenades (granadas intelidentes), elas assim são chamadas pelo fato de virem dotadas com uma EET (espoleta eletrônica de tempo). Com ela, é possível programar previamente o intervalo de tempo entre a retirada do pino de segurança e a explosão do artefato porque, em vez da pólvora, ela utiliza um chip eletrônico, computadorizado, no dispositivo de acionamento.

Eot espoleta eetronica Indústria fluminense de Armamento não letal é destaque na maior feira de defesa da América Latina
Eot espoleta eletronica

Isso é um ganho na tática operacional”, explica o diretor de Relações Institucionais da Condor, Luiz Monteiro. “Com a ETT, será possível que as granadas sejam programadas com intervalo de tempo que os agentes da lei preferirem; ou seja, os segundos desejados entre a retirada do pino de segurança e a detonação dos explosivos”, completa.

PISTOLAS INTELIGENTES PARA MUNIÇÃO DE BORRACHA

E, para fechar o capítulo inovações não letais que a brasileira levará à LAAD 2023, está a nova pistola Defensor FR-100 calibre 10, exclusiva para munições de borracha, que a Condor apresenta como “a nova uma solução inteligente para impacto controlado de curta distância (menos de 10 metros)”.

Além de vários dispositivos que garantem melhor desempenho no manuseio da arma, ela oferece a opção de embarcar na arma tecnologias que ajudam as corporações a ter maior controle do uso desse equipamento.

Exemplos:  relatórios de disparos (data e hora; geolocalização; ângulo no momento do disparo); rastreabilidade (leitura do número de série da pistola através de uma memória inviolável e integração com outros dispositivos como body cams), além de indicar em tempo real a posição e a utilização da pistola

A 12ª edição da LAAD Defense & Security vai de 11 a 14 de abril, no Riocentro, exclusivo para convidados credenciados e pessoas que trabalham no setor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Indústria fluminense de Armamento não letal é destaque na maior feira de defesa da América Latina
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui