Indústria náutica terá regime diferenciado de tributação do ICMS no Rio

Para estimular o setor e o desenvolvimento do Rio de Janeiro, governador Cláudio Castro sancionou lei de Márcio Pacheco

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A indústria náutica passará a ter um regime diferenciado de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio de Janeiro. Com objetivo de estimular o setor e o desenvolvimento do Estado, o governador Cláudio Castro sancionou lei que prevê a medida. O texto sairá no Diário Oficial desta quarta-feira (29/12).

O regime possibilitará o diferimento do ICMS em diversas operações, postergando o recolhimento do imposto para tributação no destino em que forem exploradas as atividades econômicas.

A medida, que ainda será regulamentada, valerá para aquisição interna de máquinas e peças, compras interestaduais e para importações dos itens – se não houver similares no Estado.

O benefício alcançará ainda compra interna de matéria-prima, outros insumos e material de embalagem destinados ao processo industrial, exceto energia, água e materiais secundários.

Advertisement

A tributação diferenciada não valerá para as operações de vendas internas para o consumidor final, não contribuinte do imposto, exceto quando forem destinadas à pessoa jurídica de direito público ou órgão da administração direta, sem personalidade jurídica.

Para os estabelecimentos contemplados, o imposto a ser recolhido corresponderá a 3% sobre o valor das operações de saída interna e interestadual, por transferência e por venda, deduzidas as devoluções, sendo proibido o aproveitamento de qualquer crédito fiscal.

“O Rio de Janeiro precisa voltar a ser protagonista no desenvolvimento da economia do mar, e esta política tributária tem grande importância para retomarmos essa posição. Facilitar investimentos em náutica cria um ciclo virtuoso para criação de empregos e geração de oportunidades. Só para se ter uma ideia da força deste setor, cada barco representa cerca de sete postos de trabalho na fábrica e, entre dois e quatro, quando está na água. Além disso, ações como esta fomentam a indústria do turismo, que tem forte potencial de crescimento em nosso estado“, afirma Gabriela Marins, CEO da BR Marinas.

De autoria do deputado Márcio Pacheco (PSC) e coautoria de outros parlamentares, a lei prevê ainda contrapartidas: as empresas que aderirem ao regime terão que apresentar, anualmente, à Secretaria de Estado de Fazenda, resultados socioeconômicos e ambientais frutos dos benefícios tributários. Em especial, sobre geração de emprego e renda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Indústria náutica terá regime diferenciado de tributação do ICMS no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui