Os industriais fluminenses estão pessimistas diante dos indicadores atuais da economia brasileira e do Estado do Rio de Janeiro, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com a sondagem, em abril, o índice bateu 44 pontos, registrando o maior grau de pessimismo dos últimos onze meses, inclusive em relação ao desempenho das empresas.
Pela metodologia da pesquisa, a pontuação varia de zero a cem pontos, com valores abaixo de 50 indicando pessimismo. A análise da Federação identificou como razões para o pessimismo, o cenário da economia brasileira, que registrou 38,1 pontos; as condições econômicas fluminenses, com 40 pontos; e o desempenho das empresas, perfazendo 46,5 pontos.
O Índice de Expectativas para os próximos meses, que também integra Icei-RJ, foi mais favorável quanto às atividades empresariais, somando 53,4 pontos. Já a expectativa futura sobre os resultados da economia brasileira e do Estado do Rio, registraram 45,1 e 45,8 pontos, respectivamente. Os resultados indicam projeções negativas por parte dos industriais.
O levantamento final quanto às expectativas futuras fechou com uma pontuação de 50,3. Projeções positivas são de grande importância para a recuperação da confiança dos empresários industriais fluminenses. De acordo com a Firjan, o encaminhamento das políticas monetária e fiscal é de vital importância para a expansão ou retração dos investimentos no ambiente de negócios.
“Enfatiza-se a necessidade de uma gestão eficaz das finanças públicas para estabelecer um contexto econômico favorável, que ofereça condições adequadas para o crescimento e o desenvolvimento do setor produtivo. Além disso, é essencial que o Banco Central ajuste as taxas de juros para um patamar que garanta um crescimento sustentável da atividade econômica, permitindo assim o investimento empresarial e contribuindo para o dinamismo da economia”, defendeu a Firjan na pesquisa.
Elite Engov: tudo relacionado ao governo causa mal estar.
Governo existe: ainn…mal estar.
É “mal estar” pra todo lado.