Amigos de Fernanda Britto denunciam descaso médico e familiar após internação no Rio

Amigos relatam abandono médico e acusam irmã de Fernanda Britto de buscar benefícios financeiros com o estado de saúde da influenciadora, que permanece delicado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fernanda Britto viralizou com dicas de etiqueta nas redes sociais. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

A influenciadora de etiqueta Fernanda Britto, com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok e 1,7 milhões no Instagram, está internada em estado grave na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, desde da última quinta-feira (12/12), após sofrer um AVC. A notícia foi divulgada por meio de seu perfil nas redes sociais.

Carioca de 63 anos e moradora da Barra da Tijuca, Fernanda Britto conquistou milhões de seguidores com suas dicas de etiqueta, sempre combinadas com humor. Sua internação gerou repercussão após denúncias de amigos próximos e de sua empresária, Stéphanie Murta, sobre o descaso médico em relação ao seu estado de saúde e acusações envolvendo sua irmã, Martha Britto. As alegações levantam questionamentos sobre a gestão da internação e os cuidados com a influenciadora.

Fernanda Britto sofreu um AVC e estava internada em Curitiba desde o último dia 22 de novembro. Após insistência de sua equipe, ela foi transferida para o Rio de Janeiro em uma UTI aérea no dia 04 de dezembro, e a pedido de sua irmã para ser atendida pelos médicos particulares da família.

Amigos próximos de Fernanda, Angélica, Kadu Pacheco e Stéphanie Murta, informaram ao portal Leo Dias que a influenciadora permaneceu apenas um dia na UTI após a transferência. Em seguida, foi encaminhada para o quarto, apesar de seu quadro ainda ser grave.

Durante uma visita na última terça-feira (10/12), os três notaram que Fernanda estava apenas com o suporte de oxigênio, sem outros aparelhos. Embora lúcida, a irmã reagiu de forma agitada e expulsou os amigos do quarto. Apenas Kadu conseguiu permanecer por quase uma hora conversando com a influenciadora.

Os amigos tentaram oferecer apoio à irmã de Fernanda, mas a ajuda foi recusada. Eles relatam que Martha se mostrou agressiva e insistente, afirmando que Fernanda “já está morta” e que tomaria decisões sobre o caso junto aos médicos. De maneira ríspida, afirmou que o estado de saúde da influenciadora era irreversível e que não desejava a intervenção de mais ninguém, o que gerou grande preocupação e desconforto entre a empresária e os amigos.

Os três ainda levaram a situação à administração do hospital, que os atendeu com um responsável e uma assistente social. Ambos ouviram as queixas e prometeram acompanhar a situação. Posteriormente, descobriram que Martha havia trocado as fechaduras da casa de Fernanda. Ao procurarem ajuda, entraram em contato com a Delegacia do Idoso em Copacabana, mas a polícia informou que não poderia intervir, já que os amigos não eram familiares diretos.

Sem acesso ao laudo médico, a equipe de Fernanda expressou grande preocupação, temendo o pior. A influenciadora, que já passou por transplantes de rins e pâncreas, necessita de cuidados intensivos, os quais, segundo sua equipe, não estão sendo providenciados pela unidade hospitalar a pedido da família. Além disso, os amigos afirmam que a irmã se recusa a fornecer informações sobre o estado de saúde da influenciadora.

Em uma nota divulgada no perfil oficial da influenciadora, sua equipe pede orações pela recuperação de Fernanda Britto. “Queridos amigos e seguidores, aos poucos fomos crescendo, mas nunca deixamos de ser uma comunidade que preza pela boa comunicação, o afeto e uma corrente de energia positiva. E é em nome desses princípios que precisamos dizer que nossa querida Fernanda está internada, enfrentando mais um momento delicado em sua saúde”, diz o comunicado.

Controvérsias e acusações

De acordo com informações do portal Leo Dias, a irmã da influenciadora demonstrou mais interesse em lucrar com as publicidades programadas para as redes sociais do que com o estado de saúde de Fernanda. Assim, Martha Britto só comunicaria ao público e às marcas sobre a doença da influenciadora após sua morte.

Ainda segundo o site, o marido de Martha era responsável pelas finanças de Fernanda e administrava seus gastos. Assim, a irmã sempre ficava ciente de quando algum valor era creditado na conta da artista e se antecipava para solicitar empréstimos.

“Sempre que o dinheiro caía, a irmã ligava pedindo ajuda financeira na mesma hora. Nunca pagava de volta e chegou a pegar mais de R$100 mil emprestado“, relatou Kadu Pacheco, amigo íntimo e social media da influenciadora.

O portal também informa que Pacheco recebeu uma mensagem da irmã de Fernanda no último domingo (08/12), comunicando que a influenciadora havia falecido, apresentando quadro irreversível e sendo mantida viva apenas por aparelhos. No dia seguinte, ao tentar agendar a visita para a despedida, o social media foi avisado por Martha de que não precisava subir ao hospital. “Vem para o hospital e não precisa nem subir, afinal ela já morreu, né?”, relembra Kadu, citando a frase que a irmã teria dito.

Ao chegar ao hospital, o amigo encontrou Fernanda viva, embora ainda debilitada após o AVC. “Eu levei um susto, fui lá para me despedir de uma pessoa falecida, mas ela estava viva”, relatou.

Diante das acusações, a Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde Fernanda está internada, se manifestou por meio de uma nota esclarecendo o estado de saúde da influenciadora.

“A Casa de Saúde São José esclarece que a paciente Fernanda Brandão Matta de Araújo (conhecida como Fernanda Britto) foi internada no dia 4/12, transferida de uma unidade no Sul, com quadro neurológico extremamente grave. A paciente está recebendo todos os cuidados assistenciais necessários, orientados pelas equipes médicas”, afirmou em nota.

Nas redes sociais, fãs e celebridades pedem a intervenção da imprensa e das autoridades no caso, manifestando preocupação com o possível desfecho.

“Sabemos o que a família deseja para Fernanda, mas também sabemos que ela conta com o apoio de grandes amigos e fãs. Tudo está sendo registrado por eles. Sugiro que um advogado acompanhe o caso, porque há indícios fortes de omissão de informações e, quem sabe, de socorro. Denuncie ao MP. Família não está acima da lei, é direito constitucional. E este hospital que fique atento: se tiver que, no futuro, responder algo, responderá”, comenta uma internauta.

A trajetória de Fernanda Britto

Há quase cinco décadas, Fernanda Britto iniciou sua trajetória profissional, trabalhando com receptivo, recebendo executivos e delegações estrangeiras que vinham a negócios em visita ao Rio de Janeiro. Sempre muito responsável, estudava e pesquisava sobre os hábitos culturais dos visitantes, para assim oferecer o melhor acolhimento, sem gerar nenhum tipo de desconforto que pudesse até mesmo virar uma gafe.

Sua elegância é notória, especialmente no conhecimento sobre etiqueta, área em que se baseia em uma sólida herança familiar, destacando a trajetória de sua mãe, com diplomas de três cursos de graduação, além dos perfis de sua avó, bisavó e trisavó. Mulheres cujos conhecimentos e cultura sempre foram referências para Fernanda.

De seu pai, a influenciadora, herdou o encantamento pela arte de contar histórias, fato que foi decisivo para a escolha do seu ingresso na faculdade de Comunicação Social, no curso de Publicidade e Propaganda, pela PUC-RJ.

Fernanda Britto se apresenta como professora da história dos costumes e sempre atuou lecionando tanto em aulas coletivas quanto individuais, sendo contratada por empresas nacionais e estrangeiras visando a disseminação de boas práticas para fomentar comportamentos harmoniosos. 

No início de 2022, Fernanda Britto, que já estava acostumada a desafios com sua saúde, sendo inclusive uma das primeiras pessoas transplantadas no país, de rim e pâncreas, viveu um momento de extrema dificuldade, pois em janeiro desse ano, mesmo imunizada com três doses de vacina contra Covid-19, contraiu a doença e ficou 150 dias internada, a maioria na UTI.

Venceu a doença e ao sair do hospital, precisava se reorganizar financeiramente, após tanto tempo afastada do mercado. Como seus contratantes precisavam saber de seu retorno, a artista teve a ideia de buscar parcerias para que pudesse ingressar no mundo digital para, assim, promover suas habilidades e reconquistar seu espaço.

Conheceu o jovem Kadu Pacheco e partiu dele, a ideia de realizar pequenas esquetes que abordassem os temas de conhecimento de Fernanda Britto. Assim começou sua entrada triunfal pelas redes sociais.

Focado em um conteúdo dinâmico, divertido e muito didático, Fernanda Britto conquistou números impressionantes em tão pouco tempo. Em apenas seis meses, foi notificada de sua performance em engajar seguidores, recebendo a chancela de tornar-se a personalidade que não era da mídia, até então, a conquistar esse feito, de forma orgânica, sem compra de seguidores, fato que é muito comum no meio.



Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Amigos de Fernanda Britto denunciam descaso médico e familiar após internação no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui