Iniciativa Aliança Centro-Rio atua na revitalização e desenvolvimento do Centro da cidade

Projeto, que nasceu inspirado nos Business Improvement Districts criado no Canadá, conta com o financiamento de proprietários de imóveis localizados na área e com o apoio do poder público para desenvolver a região Central

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

A entidade Aliança Centro-Rio tem o objetivo de revitalizar e desenvolver o Centro da cidade do Rio de Janeiro. O projeto, que nasceu inspirado nos Business Improvement Districts, criados no Canadá para revitalizar áreas urbanas estabelecendo parcerias público-privadas, conta com o financiamento de proprietários de imóveis localizados na região e com o apoio do poder público para desenvolver o Centro.

O Instituto Rio21 trabalha na coordenação da equipe de campo e na produção dos relatórios para auxiliar na tomada de decisões da entidade junto a entes públicos. As “Prefeitas de Campo”, como são chamadas as duas pesquisadoras que compõem a equipe de campo, realizam inspeções com frequência praticamente diária nas ruas do Centro.

O mapa abaixo, que segue em contínua expansão de atuação, dá uma ideia da extensão percorrida por elas:

image 21 Iniciativa Aliança Centro-Rio atua na revitalização e desenvolvimento do Centro da cidade
Região percorrida pela equipe de campo do Aliança Centro-Rio. Fonte: Site do Aliança Centro-Rio.


O trabalho das pesquisadoras envolve, principalmente, o registro junto ao 1746 e o acompanhamento de ocorrências no perímetro urbano percorrido. Essas ocorrências podem ser dos mais diversos tipos, como reparos de buraco em calçadas, reposição de tampões, recuperação de pavimentação, necessidade de atendimento a pessoas em situação de rua, entre outros.

Advertisement
image 22 Iniciativa Aliança Centro-Rio atua na revitalização e desenvolvimento do Centro da cidade
Prefeita de campo registrando uma ocorrência no Centro do Rio.

Com isso, formaliza-se e potencializa-se a parceria entre os poderes público e privado para melhorar a região central da cidade, com um acompanhamento frequente dos problemas da região e registrando-os junto à Prefeitura, que, por sua vez, oferece os meios para saná-los.

Nas imagens abaixo há um exemplo de ocorrência registrada pela equipe de campo, posteriormente solucionada pela Prefeitura:

image 23 Iniciativa Aliança Centro-Rio atua na revitalização e desenvolvimento do Centro da cidade
Ocorrência de buraco na calçada de pedra portuguesa registrada pela equipe de campo do Aliança Centro-Rio.

As Prefeitas de Campo realizam um trabalho vital para o pleno funcionamento do projeto Aliança Centro-Rio. Não só isso, realizam um trabalho fundamental na revitalização do Centro da cidade, uma tarefa que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, bem como dos profissionais que atuam ali.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Iniciativa Aliança Centro-Rio atua na revitalização e desenvolvimento do Centro da cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui