Iniciativa carioca promove o acesso gratuito de 25 mil crianças aos principais museus do mundo

O projeto cultural aposta na tecnologia da realidade virtual para levar conhecimento até crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O projeto Experimente Cultura, que está em seu quinto ano de execução, atingiu a marca de 25 mil crianças em situação de vulnerabilidade social beneficiadas. A iniciativa busca promover o acesso gratuito destes jovens aos grandes museus da cidade e de todo o mundo. E com ajuda da modernidade, esperam utilizar a realidade virtual, para seguir ampliando sua atuação.

Temos estudado muito, ao longo dos últimos anos, para conseguirmos ampliar o alcance do Experimente Cultura. Esses mais de 25 mil atendimentos nos mostrou o quão distante nossas crianças e jovens estão das instalações culturais, sem nem saber que podem ter acesso a elas. Nós estamos ampliando nossa plataforma, os conteúdos produzidos e o número de museus e instituições parceiras, para levar uma gama ainda maior de atividades culturais a mais alunos“, explicou Renata Prado, idealizadora e curadora do projeto.

Outras novidades têm otimizado o trabalho do Experimente Cultura em 2023. Em vez de somente levar as turmas presencialmente aos museus cariocas, exatamente como nasceu o projeto em 2018, a ideia é trazer as instituições culturais até as escolas, inserindo mediações educativas alinhadas ao currículo escolar, dentro das salas de aula, com uso da realidade virtual.

Renata comentou ainda que o principal objetivo do projeto, no momento, é ampliar o raio de atuação para escolas de todo o país. “Com a pandemia, tivemos que nos reinventar e a tecnologia, principalmente com o uso da realidade virtual, colocou as crianças dentro de instituições do mundo todo. Vimos o quanto isso foi impactante, principalmente para os alunos da rede pública. Por isso, ampliamos nossa capacidade de atendimento, expandimos nossa relação com os museus parceiros e buscaremos mais patrocínios para conseguirmos levar a maior quantidade de alunos possível das escolas atendidas para essas imersões“, afirmou.

Advertisement

E para deixar a experiência ainda mais moderna, percursos temáticos serão criados pelo projeto, de acordo com as trends do momento, como cultura antirracista, artistas brasileiros pelo mundo, educação climática e agenda 2030. “Associar temas ligados à cultura com vieses que nos permitem abordar competências da BNCC, contribuem para a inclusão dessas atividades no dia a dia do professor em sala de aula. Por todo o feedback que recebemos e olhando para o mercado de educação, nosso valor está no conteúdo, no que conseguimos propor ao professor e agregar no seu programa“, concluiu a curadora.

Entre os museus visitados pelos alunos no ano de 2023, estão os cariocas Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu Histórico Nacional e Museu de Arte Moderna, os norte-americanos Metropolitan Museum, Bronx Zoo e Albany Museum, de Nova Iorque, o argentino MALBA, de Buenos Aires, o canadense Pacífic Museum of Earth, o português Museu Benfica, entre outros.

Realizado pela Pulsar Cultura, o Experimente Cultura tem patrocínio do GRUPO ASSIM e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do link: www.experimentecultura.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Iniciativa carioca promove o acesso gratuito de 25 mil crianças aos principais museus do mundo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui