Iniciativa ‘Favela com Dignidade’ chega ao Jardim Guanabara, em Pedra de Guaratiba

O programa tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades, proporcionando melhores condições aos moradores dessas localidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divugação

A Prefeitura do Rio levará o “Favela com Dignidade” ao Jardim Guaratiba, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, com o objetivo de prestar diversos serviços de órgãos municipais à população O programa, coordenado pela Secretaria de Ação Comunitária, acontecerá neste sábado (19/08), a partir das 8h30, no CIEP Hildebrando de Araújo Goes, na Estrada da Pedra.

Por lá, serão oferecidas aos moradores da região: oportunidades de vagas para o Ensino Fundamental I na nova escola da região, que está em fase final de construção, além de matrícula no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e orientação para matrícula em creche e no Ensino Fundamental I e II. No dia será realizado também a busca ativa de crianças que não estão frequentando a escola.

A equipe da Secretaria de Saúde estará presente com vacinação contra covid-19 e influenza, acolhimento e cadastro de novos pacientes para o programa de tabagismo, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos internos e externos e de folhetos educativos, orientação sobre arboviroses (dengue, chikungunya, zika), além de informação sobre saúde bucal. Está prevista ainda atividade física e auriculoterapia.

Haverá também inscrições no programa “Minha Casa, Minha Vida” além de orientação sobre a retirada de documentação civil, orientação sobre pessoas com deficiência, agendamento de castração de cães e gatos, oficina de maquiagem e atendimento ao consumidor pelo Procon Carioca para registro de reclamações, denúncias e consultas sobre direito do consumidor.

Advertisement

A Secretaria de Transportes vai dar dicas sobre a rede de transportes municipais que atende a região, cadastramento de mototaxistas no “Moto.Rio”, emissão de cartão de estacionamento para idoso e para pessoas com deficiência e recursos de multas de trânsito, além de prestar esclarecimentos sobre o “Jaé”, o novo cartão de pagamento dos transportes municipais.

O “Favela com Dignidade” tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades, proporcionando melhores condições aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já promoveu 19 ações comunitárias conjuntas, levando serviços a 21,2 mil pessoas.

Estarão presentes equipes da Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação, Cidadania, Pessoa com Deficiência, Políticas e Promoção da Mulher, Proteção e Defesa dos Animais,  Transportes, Esportes, Conservação, Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e Fundação Parques e Jardins.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Iniciativa 'Favela com Dignidade' chega ao Jardim Guanabara, em Pedra de Guaratiba
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui