Inmet emite alerta para volume expressivo de chuva no litoral do Rio

As regiões impactadas, conforme o instituto, incluem o Sul Fluminense e a Região Metropolitana do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” para a possibilidade de um substancial volume de chuva no litoral do Rio de Janeiro, nesta manhã de quinta-feira (25/01). Divulgado às 9h45 e com vigência até as 10h de sexta-feira (26/01), o aviso destaca um “grande risco” de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A previsão indica volumes de chuva que podem variar de mais de 60 mm/h a acima de 100 mm/dia. As regiões impactadas, conforme o instituto, incluem o Sul Fluminense e a Região Metropolitana do Rio. O alerta estende-se também para a Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba paulista, Litoral Sul paulista e Baixadas.

As orientações do Inmet, caso a confirmação dos altos volumes de chuva ocorra, envolvem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, monitorar alterações nas encostas e procurar abrigo. Em caso de inundação, é recomendo se proteger pertences em sacos plásticos e buscar orientação com a Defesa Civil local (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193).

O alerta ganha peso maior diante dos eventos ocorridos há apenas dez dias, quando o Rio enfrentou fortes chuvas que resultaram em 12 mortes e duas pessoas desaparecidas. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o escoamento das águas foi lento, resultando em bairros inteiros alagados por vários dias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inmet emite alerta para volume expressivo de chuva no litoral do Rio

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui