Inscrições para o ENEM 2024 começaram nesta segunda-feira

Edital deste ano prevê condições especiais para participante que perder provas devido a desastres climáticos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira (27/05) e segue até o dia 07 de junho o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições devem ser feitas na Página do Participante com cadastro da conta Gov.br

A taxa de inscrição para a realização da prova será de R$ 85,00 e pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito e débito. O prazo para o pagamento da taxa vai até o dia 12 de junho.

Participantes que pediram isenção da taxa de inscrição devem consultar na página do participante o resultado da solicitação. Também estão disponíveis os resultados dos recursos que tratam das justificativas de ausência. Participantes que foram isentos da taxa no Enem 2023 e que não compareceram aos dois dias de provas precisavam justificar a falta para participar da edição do ano de 2024 gratuitamente.

Advertisement

Para os participantes que possuem nome social não será necessário enviar documentos comprobatórios no que se refere ao nome social no momento da inscrição. Este ano travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Portanto, antes de se inscrever o participante deve checar as informações pessoais, junto à Receita, e se necessário atualizá-las.

Uma novidade deste ano é a reaplicação das provas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos no edital, a data da reaplicação será nos dias 10 e 11 de dezembro. Essa é uma alternativa disponibilizada, em casos específicos como participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Vale lembrar que o Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

– Cronograma do Enem 2024

– Inscrições: 27/5/2024 a 7/6/2024

– Pagamento da taxa de inscrição: 27/5/2024 a 12/6/2024

– Aplicação das provas: 3/11/2024 e 10/11/2024

– Divulgação do gabarito: 20/11/2024

– Divulgação do resultado: 13/1/2025

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inscrições para o ENEM 2024 começaram nesta segunda-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui