Inscrições para o Vestibular 2023 da Uerj terminam nesta segunda-feira

Serão oferecidos mais de 6 mil vagas em 75 cursos de graduação; as inscrições devem ser feitas pelo site da universidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Imagem Google Street view

Termina nesta segunda-feira, (17/10) o prazo de inscrições para o vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para o ano letivo de 2023. As inscrições devem ser feitas online pelo site oficial do vestibular. A prova está marcada para o dia 4 de dezembro e vai ser realizada em formato único, com 60 questões objetivas e uma prova de redação.

Para a prova de língua portuguesa e literatura é indicado a leitura do romance “Niketche”, de Paulina Chiziane e para a prova de redação, deve ser lido o romance “Não me abandone jamais”, de Kazuo Ishiguro.

Cursos

Em 2023, a Uerj oferece 6.256 vagas, em 75 cursos de graduação, nos campi de Nova Friburgo e Petrópolis (Região Serrana), Resende (Sul Fluminense), Maracanã (Rio), Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e São Gonçalo (Região Metropolitana).

Advertisement

Não foram incluídos nesse vestibular, por razões administrativas, os cursos de medicina, geografia e ciências ambientais no campus Cabo Frio (Região dos Lagos). Mas, o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Uerj afirma estar preparando um processo seletivo isolado, para entrada no segundo semestre do ano.

Também há novidades! O campus em Campo Grande, na Zona Oeste, traz cursos inéditos à universidade para 2023, como as graduações em farmácia, tecnologia naval, engenharia de materiais e engenharia metalúrgica.

Cotas

De acordo com a lei de cotas, 45% das vagas são destinadas aos candidatos comprovadamente carentes, distribuídos pelos seguintes grupos:

  • 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas
  • 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino
  • 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço

Para concorrer às vagas reservadas, é preciso ter renda per capita (por pessoa da família) mensal de, no máximo, R$ 1.818,00.

Serviço:

Site: https://www.vestibular.uerj.br/

Informações são do site G1.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inscrições para o Vestibular 2023 da Uerj terminam nesta segunda-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Inscrições para o Vestibular 2023 da Uerj terminam nesta segunda-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui