OPA! Quem quiser participar diretamente de um dos maiores momentos que o Rio de Janeiro vai passar em sua história, os Jogos Olímpicos Rio 2016, pode se preparar, as inscrições para ser voluntário abriram hoje e vão até o dia 15 de novembro.
Muita gente se pergunta o que leva alguém a ser voluntário, afinal não vai se ganhar um salário. Lamento meu caro se para você tudo é contado em dinheiro, a satisfação pessoal e fazer parte de algo muito maior que apenas uma pessoa é incrível! Fui voluntário algumas vezes, inclusive na passagem da tocha olímpica pelo Rio vários anos atrás, e as lembranças vão ficar comigo para sempre.
Pois os 70 mil brasileiros e estrangeiros que serão selecionadas para atuar em mais de 500 funções, sendo 45 mil nos Jogos Olímpicos e 25 mil nos Paralímpicos, não terão apenas das lembranças, o programa, que tem como maior legado a capacitação e inclusão social, oferecerá curso online de inglês para todos os selecionados por um ano, além de treinamentos específicos para a função e gerais, em serviços, liderança e inclusão. Os voluntários receberão ainda uniforme completo, alimentação e transporte nos dias de trabalho e certificado de participação.
Para participar, basta ter 18 anos a partir de fevereiro de 2016 – não há limite máximo de idade -, o ensino fundamental completo é desejável, além da disponibilidade para participar do processo seletivo e da própria atuação no período dos Jogos.
Os voluntários representam 33% da força de trabalho dos Jogos Olímpicos. As vagas são para as mais diversas habilidades e perfis, inclusive para pessoas com deficiência. Algumas funções necessitam de conhecimentos e características específicas, que serão desempenhadas por voluntários especialistas nas áreas de Esporte, Serviços Médicos, Tecnologia e Idiomas.
Nos Jogos Rio 2016, a área de atendimento ao público será a que mais demandará voluntários: cerca de 30 mil pessoas. O grupo de especialistas em esporte – normalmente formado por atletas, ex-atletas e árbitros – terá, por sua vez, um contingente de 7 mil voluntários.
Serão necessários também voluntários especialistas em mais de 40 idiomas, entre eles russo, árabe e mandarim. Um dos desafios é atrair pessoas que falem Amárico (idioma Etíope). Já a área médica vai precisar de especialistas, com prioridade para clínicos gerais, oftalmologistas e ortopedistas, radiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, massoterapeutas, farmacêuticos, dentistas e socorristas.
Mas se você não souber qual seria a melhor função para você há um teste no Facebook que indica qual pode ser a sua, o meu, por exemplo, deu produção de cerimônias.
O que precisa para ser voluntário do Rio 2016?
Não muito:
-
Mínimo de 18 anos em 28 de fevereiro de 2016, mas não há limite de idades
-
10 dias disponíveis durante a realização dos Jogos Olímpicos e/ou Paralímpicos
-
Ensino fundamental (desejável)
-
Disponibilidade para participar do processo seletivo e passar pelos treinamentos, que poderão corresponder a três dias em alguns casos.
Mas ter o mínimo não é garantia de ser voluntário, tem um processo seletivo e tem bastante candidatos.
Caso você seja portador de uma deficiência também pode ser candidato!!! É óbvio, seria contra tudo aquilo que, creio eu, ser o objetivo das Olimpíadas. As instalações estão sendo preparadas para receber os portadores de deficiências. Inclusive a sede já é cheia de detalhes para ninguém se sentir excluído
Veja a experiência de uma voluntária:
Como se cadastrar para ser voluntário do Rio 2016?
Bem, o primeiro passo é acessar o hotsite do voluntariado aqui. Mas no YouTube tem um vídeo mostrando o passo a passo:
Até quando vai o processo seletivo de voluntários Rio 2016?
Bem, as inscrições vão até o dia 15 de novembro de 2014 e há uma série de processos para escolher os voluntários que melhor atuarão no Rio 2016. Além, claro de eventos testes que já contam com a participação de voluntários.
Veja como é o passo a passo do processo seletivo:
Curiosidades
-
As subsedes que receberão os jogos de futebol – São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador – vão precisar de pelo menos 1.500 voluntários cada uma.
-
Só a prova de cross country, parte do concurso completo de equitação, necessita de 600voluntários. É a competição que envolve o maior número de voluntários.
-
A área de atendimento ao público será a que mais demandará voluntários nos Jogos Rio 2016: cerca de 30 mil pessoas
-
Os especialistas em esporte terão um grande contingente de voluntários: 7 mil. Esse grupo é normalmente formado por atletas, ex-atletas e árbitros.
-
A área médica vai precisar de especilistas, com prioridade para clínicos gerais, oftalmologistas e ortopedistas, radiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, massoterapeutas, farmacêuticos, dentistas e socorristas.
-
Serão necessários voluntários especialistas em mais de 40 idiomas, entre eles russo, árabe e mandarim. Um dos desafios é atrair pessoas que falem Amárico (idioma Etíope).
-
500 mil voluntários trabalharam nas últimas 10 edições dos Jogos Olímpicos de verão.