Inseto rosa nunca visto no Brasil é flagrado no RJ

Especilaistas dizem que não há registros acadêmicos sobre espécie no país. Coloração rosa apareceu por causa de mutação genética

(Fernanda Fagundes/Arquivo pessoal)

Em uma raríssima aparição, uma espécie de esperança cor-de -rosa foi fotografada em uma casa no município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. O registro foi feito por uma publicitária que conseguiu captar o inseto enquanto ele passeava tranquilamente no jardim.   

Ao G1, Fernanda Fagundes, de 31 anos, disse que descobriu o inseto enquanto comemorava o seu aniversário na casa da família, situada em um lugar mais afastado da cidade, em meio à natureza.

Eu estava com o meu namorado e perguntei se ele não ia me dar nem uma flor de aniversário. Ele foi pegar no jardim, mas ele tem muito medo de bicho e só viu o inseto quando puxou a flor”, contou ela.

Ela relata que o inseto teria ficado parado em cima da flor, enquanto Fernanda aproveitava para filmar e tirar uma foto. A publicitária disse que já viu de todos os tipos de insetos na casa, que pertence aos seus pais há 40 anos, mas que a aparição deste foi inédita.

Biólogos explicam que essa cor rara ocorre devido a uma mutação genética, conhecida como eritismo. Essa condição geralmente causa tons avermelhados no corpo de animais vertebrados. Pela foto do inseto, é possível identificar que ele é do gênero Phylloptera, originário da América do Sul, e não está na fase adulta, devido às suas asas ainda curtas. Especialistas em insetos acreditam que não há registro acadêmico sobre a rara espécie.

Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui