Imagine você não ter poder dentro da sua própria casa? Inconcebível, não é? Agora imagina você achar que tem poder sobre uma casa que não é sua. Nenhum pouco racional, certo? Pois é.
É a mesma coisa quando pensamos em site oficial próprio, Instagram e Facebook. As últimas citadas são redes sociais que não pertencem a você, mas oferecem a você a possibilidade de criação de um espaço seu com conteúdo seus. Já o seu site oficial é a sua casa própria que você manda e desmanda, atualiza, tira do ar a hora que desejar, e trabalha de acordo com sua estratégia de marketing e comunicação e pode ser encontrada pelo gigante das buscas: o Google.
O planejamento de marketing digital faz parte de uma das estratégias que precisam ser construídas no detalhe numa campanha eleitoral e ser negligenciada não é mais uma opção para nenhum novo candidato, ou seja, aquele que nunca encarou uma eleição, ou mesmo para os mais experientes que possuem mandato ou não.
Com a pandemia, o comportamento dos eleitores mudou significativamente quanto ao acesso à internet, aumentando o interesse por informação em vários formatos nas redes sociais. Para se ter uma ideia, de acordo com números recentes de 2021, uma pesquisa indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais. O TikTok com seu formato de vídeos rápidos fez, inclusive, que o Instagram adotasse e valorizasse mais este formato também – os vídeos nuggets.
É claro que cada realidade, cada candidato precisa listar seus públicos-alvo, entender onde ele está, e ir até onde ele está. Fato é que estar nas redes sociais, mas, principalmente nas mídias digitais, é ponto chave numa estratégia e não dar para fugir disso.
Veja só como está o ranking das 5 redes sociais mais acessadas pelos brasileiros:
- Facebook com mais de 130 milhões de contas brasileiras ativas. Sendo que o Facebook, ups, a Meta é dona do Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger.
- Youtube com mais de 128 milhões de canais brasileiros. Considere o segundo maior buscador do mundo para armazenar seus vídeos, afinal os vídeos se perpetuam. Vídeos postados anos atrás continuam sendo encontrados nas pesquisas. Ou seja, é um conteúdo atemporal.
- WhatsApp é o queridinho dos brasileiros quando se trata de mensagens instantâneas. Mas, também vire e mexe deixam os brasileiros na mão e fica fora do ar. Mas, atente-se muito para ele na sua estratégia. Muitas operadoras oferecem acesso gratuito a esta rede social permitindo assim que a internet de muitos brasileiros seja o zapzap. São mais de 120 milhões de brasileiros no Whats.
E onde está o Instagram na fila do pão?
Pasme! Em 4o lugar com mais de 110 milhões de contas ativas. E esse número só cresce. Trazendo muitas novidades agora em outubro, fique atento que o serviço de inserção de link nos stories está disponível para todos e que os vídeos curtos estão cada vez mais em alta.
Tudo isso você encontra no relatório de julho de 2021 numa parceria entre o We Are Social e Hootsuite.
Mas, o recomendação que fica depois de toda a análise e dados apresentados e acontecimentos nos últimos meses envolvendo internet e redes sociais é: você candidato, tenha seu site com blog e explore muito as redes sociais fazendo uma verdadeira estratégia transmídia para alcançar novos públicos, ou seja, eleitores, e fortalecer sua marca e reputação e relacionamento com os eleitores existentes. E além de tudo isso você fomenta conteúdo relevante para seus apoiadores compartilharem de forma fácil e intuitiva.
Boa sorte e rumo sempre a uma estratégia de marketing político digital eficiente.
Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.