Instalação artística elaborada por professores da Rede Pública chega ao Museu de Arte do Rio neste sábado

Esta instalação, que será lançada no sábado (18/11), se baseia nas experiências dos alunos acerca de suas escolas e do cotidiano, discutindo os desafios enfrentados no ensino público

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No próximo sábado (18/11), a terceira edição do programa MAR nas Escolas, conduzido pela Escola do Olhar, um centro de pesquisa, produção e difusão de conhecimento do Museu de Arte do Rio, lançará a instalação artística “Confluências – Entre Ruas, Escolas e Museus”. Esta exposição contempla peças sonoras e videoperformances concebidas por professores de escolas públicas.

No período de residência artístico-pedagógica, seis professores bolsistas da Rede Municipal do Rio de Janeiro exploraram narrativas por meio da educação, abrangendo tanto o campo simbólico quanto o físico. Eles acionaram diferentes facetas da arte, construindo um percurso coletivo. As experiências provenientes de suas escolas e do cotidiano, discutindo os desafios enfrentados no ensino, serão exibidas na galeria adjacente à Biblioteca do MAR. E para a edição do MAR nas Escolas deste ano, houve também a colaboração do artista Raphael Brunet (@cansadodainternet) que incentivou experimentações artísticas junto aos educadores.

A residência artístico-pedagógica chega à terceira edição e tem como desejo realizar junto a Alessandra, Jamilly, Leo, Fernanda, Monique e Pam (professores da maior rede de ensino da América Latina) o exercício de escutar. Quais corpos são esses que ocupam as escolas, os museus, as cidades? Quais histórias que trazem? Escutar para provocar, escutar para experimentar, escutar para movimentar. Escutando nos permitimos afetar pelos ruídos e barulhos desses espaços-tempo não só através da mecânica do ouvir, mas escutar através dos diversos sentidos. Hoje, no entanto, o simples ato da escuta é revolucionário.” afirma Patrícia Marys, gerente da Escola do Olhar.

Na inauguração de “Confluências” os professores da edição passada e atual, juntamente com os artistas convidados Raphael Brunet e Mariana Maia, participarão de um dia de conversas e visitas guiadas ao espaço. E a entrada é gratuita, sujeita à lotação.

Advertisement

Serviço: Inauguração Confluências – Mar nas Escolas 2023

  • Data: 18/11 às 15h
  • Local: Museu de Arte do Rio
  • Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro/ Rio de Janeiro
  • Entrada: Gratuita
  • Horário de Funcionamento: 11h às 18h (última entrada às 17h30)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instalação artística elaborada por professores da Rede Pública chega ao Museu de Arte do Rio neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui