Entre os dias 26 e 30 de março, o público carioca poderá embarcar em uma experiência sensorial única com a instalação imersiva Farol Infinito, no Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, localizado no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo. Com entrada gratuita, a obra combina arte sonora e visual para refletir sobre ciência, tecnologia e a relação humana com o universo.
Criada pela dupla de artistas colombianos Nueve Voltios, formada por Léo Gonzáles e Mache, a instalação foi concebida exclusivamente para o espaço e ocupa a sala de espelhos do museu, proporcionando uma experiência de 360 graus. Segundo os criadores, a presença do público é essencial para completar a composição artística da obra, descrita como um poema audiovisual. “Farol Infinito funciona como um dispositivo histórico de comunicação tecnológica, habitando poética, política e conceitualmente o museu quando ativado”, explicam.
A proposta da obra é provocar reflexões sobre a escala do ser humano diante do infinito. “Como podemos nos conectar em meio a buscas aparentemente impossíveis, como um pixel diante da imensidão do espaço-tempo? Acreditamos que a comunicação seja o único caminho, e esse é um dos questionamentos que buscamos despertar no público”, destaca Victor D’Almeida, gerente de cultura do Oi Futuro.
Sobre os artistas
O duo colombiano Nueve Voltios é formado por Mache, cantora e artista sonora, e Léo Gonzáles, arquiteto e videoartista. Suas obras audiovisuais exploram temas como viagens cósmicas, dimensões paralelas, memórias coletivas e eventos históricos. Seus trabalhos já foram exibidos em planetários, museus e festivais de arte na Colômbia, Argentina, Brasil, México e Reino Unido.
Serviço
Data: 26 a 30 de março
Horário: 11h às 18h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ)
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita