Prestes a completar um ano de atividades, o Instituto Assaí, braço social do atacadista, doou, entre os meses de janeiro e junho, mais de mil toneladas de alimentos em todo o Brasil. Os alimentos, suficientes para compor mais de 2 milhões de refeições, foram direcionados a Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam junto a populações em vulnerabilidade social. As comunidades nas proximidades das mais de 270 lojas do Assaí foram os principais alvos das ações empreendidas pelo Instituto, que atua em três frentes: Empreendedorismo, Segurança Alimentar e Esportes. A organização também realiza ações em regiões atingidas por desastres naturais.
Com 36 unidades em funcionamento no Rio de Janeiro, o atacadista doou mais de 160 toneladas de alimentos para instituições sociais do Estado. Entre elas, o Grupo Arco-íris, voltado para a conscientização sobre a realidade da comunidade LGBTQIA+; Núcleo Especial de Atenção a Criança (NEAC) e Central Única das Favelas (CUFA). Os donativos auxiliaram na composição de mais de 80 mil refeições.
Por meio do “Programa Destino Certo”, o Instituto Assaí promove o reforço das refeições em creches, asilos e outras instituições sociais. O projeto coleta frutas, verduras e legumes sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo, para a doação nessas instituições. Com ação, a entidade combate ao desperdício de alimentos e à fome.
Nos próximos meses, a instituição dará início ao fortalecimento das Cozinhas Comunitárias, que atuam na distribuição de refeições prontas destinadas a organizações sociais nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do País.
Na frente esportiva, o Instituto lançou, em setembro, o edital “Esporte e Cidadania”, para apoiar ações e parcerias de até 50 instituições nas Regiões Metropolitana de São Paulo, Norte e Nordeste.
Em 2022, a entidade realizou a 6ª Edição do Prêmio Academia Assaí, destinado à capacitação de micro e pequenos empreendedores do ramo alimentício. O concurso registrou mais de 20 mil candidatos inscritos. Em agosto, 6 empreendedores de cada uma das cinco regiões brasileiras foram escolhidos para participar da etapa nacional, que será realizada em São Paulo, em outubro.