Instituto Assaí apresenta projeto ‘Cozinhas Solidárias’ para combater a fome no Rio e no país

O objetivo é apoiar a oferta de mais de 518 mil refeições para população de extrema vulnerabilidade até 2025 pelo Rio de Janeiro e demais regiões do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

De acordo com recente relatório que a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado no mês de julho, mais de 70 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar moderada e mais de 21 milhões passam fome diariamente no país. E diante desse cenário alarmante, o Instituto Assaí, braço social do Assaí Atacadista, apresenta neste mês o projeto Cozinhas Solidárias, destinado a fortalecer organizações de pequeno e médio porte que oferecem refeições gratuitas para a população em extrema vulnerabilidade.

O projeto inicia suas operações em sete cozinhas, distribuídas em três localidades na cidade de São Paulo (SP) e uma em cada uma das cidades de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Dourados (MS) e Rio de Janeiro (RJ). No Rio, a atuação será na Redes da Maré, na Comunidade Nova Holanda.

Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí, destaca a importância dessas cozinhas sociais como uma ferramenta crucial no atendimento às pessoas em situação de extrema pobreza. “Com o nosso apoio, será possível dobrar a produção de refeições por dia em cada cozinha parceira e oferecer uma refeição de qualidade às pessoas que precisam. Além disso, queremos qualificar os(as) cozinheiros(as) para que tenham o olhar voltado para a educação alimentar e nutricional no preparo das refeições.” comenta.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer as cozinhas já existentes por meio de suporte financeiro e fornecimento de alimentos, capacitando profissionais com conhecimentos em Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O foco do treinamento é promover equilíbrio nas refeições, orientações sobre o uso adequado dos alimentos, redução do desperdício e manejo adequado de resíduos, entre outros aspectos que contribuam para uma melhor relação com a comida.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

E até 2025, o Instituto Assaí planeja apoiar a preparação de 518 mil refeições, buscando novos parceiros interessados em contribuir com esses projetos. Com isso, as cozinhas apoiadas pelo Instituto poderão ser gradualmente substituídas por novos empreendimentos assim que alcançarem a sustentabilidade operacional.

O Instituto Assaí também realiza o projeto Mais Escolha, atuando em fase piloto em Santarém (PA) e São Paulo (SP). Esse projeto oferece apoio financeiro para aquisição de alimentos nas lojas da rede, acompanhado por conteúdos sobre educação alimentar e nutricional para cerca de 1.500 famílias. A última etapa do projeto está prevista para ocorrer em Serrinha (BA) até o final deste ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Assaí apresenta projeto 'Cozinhas Solidárias' para combater a fome no Rio e no país

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui