Instituto Assaí lança projeto para combater a fome da população mais vulnerável do Rio

Inciativa vai atender a cozinhas solidárias do Rio e outras cidades do Brasil, com apoio financeiro, alimentar e profissional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cozinha Solidária Instituto Assaí: Site da instituição

O Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, vai lançar ainda em novembro o projeto Cozinhas Solidárias, que tem como finalidade o fortalecimento de organizações de pequeno e médio voltadas para a entrega de refeições gratuitas à população em situação de extrema vulnerabilidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, mais de 70 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar moderada e mais de 21 milhões não têm o que comer todos os dias.

No Rio de Janeiro, o Instituto Assaí atuará na instituição Redes da Maré. Sandra Vicari, Diretora Executiva da entidade, destacou que as cozinhas solidárias são equipamentos importantes no combate à fome e a má nutrição. Através da atuação do instituto ela espera dobrar a produção de refeições distribuídas, além de ajudar no processo de qualificação profissional dos participantes do projeto.

“As cozinhas sociais são comprovadamente uma importante ferramenta de atendimento à população de extrema pobreza. Com o nosso apoio, será possível dobrar a produção de refeições por dia em cada cozinha parceira e oferecer uma refeição de qualidade às pessoas que precisam. Além disso, queremos qualificar os cozinheiros para que tenham o olhar voltado para a educação alimentar e nutricional no preparo das refeições”, afirmou a executiva Instituto Assaí, que também atenderá as cidades de São Paulo, Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Dourados (MS).

A meta do Instituto Assaí, até 2025, é apoiar o preparo de 518 mil refeições. A procura por novos parceiros é uma prioridade da organização para alcançar o objetivo, permitindo que as cozinhas apoiadas pelo Instituto Assaí possam prestar serviços em outros pontos a partir do ponto em que atingirem a sustentabilidade de suas operações.   

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

A atuação da entidade no Cozinhas Solidárias integra o pilar de Segurança Alimentar do Instituto Assaí, por meio de investimentos e oferta de alimentos para que os equipamentos estejam bem estruturados para atender à população. Com a iniciativa, o instituto pretende investir na qualificação dos cozinheiros ministrando conteúdo de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no qual são abordados temas, como: equilíbrio nutricional das refeições, combate ao desperdício, descarte correto dos resíduos, entre outras informações.

Mais informações: Instituto Assaí

A Redes da Maré  fica na Rua Srg. Silva Nunes, nº 1012, na favela Nova Holanda, Rio de Janeiro.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Assaí lança projeto para combater a fome da população mais vulnerável do Rio

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui