O Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, vai lançar ainda em novembro o projeto Cozinhas Solidárias, que tem como finalidade o fortalecimento de organizações de pequeno e médio voltadas para a entrega de refeições gratuitas à população em situação de extrema vulnerabilidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, mais de 70 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar moderada e mais de 21 milhões não têm o que comer todos os dias.
No Rio de Janeiro, o Instituto Assaí atuará na instituição Redes da Maré. Sandra Vicari, Diretora Executiva da entidade, destacou que as cozinhas solidárias são equipamentos importantes no combate à fome e a má nutrição. Através da atuação do instituto ela espera dobrar a produção de refeições distribuídas, além de ajudar no processo de qualificação profissional dos participantes do projeto.
“As cozinhas sociais são comprovadamente uma importante ferramenta de atendimento à população de extrema pobreza. Com o nosso apoio, será possível dobrar a produção de refeições por dia em cada cozinha parceira e oferecer uma refeição de qualidade às pessoas que precisam. Além disso, queremos qualificar os cozinheiros para que tenham o olhar voltado para a educação alimentar e nutricional no preparo das refeições”, afirmou a executiva Instituto Assaí, que também atenderá as cidades de São Paulo, Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Dourados (MS).
A meta do Instituto Assaí, até 2025, é apoiar o preparo de 518 mil refeições. A procura por novos parceiros é uma prioridade da organização para alcançar o objetivo, permitindo que as cozinhas apoiadas pelo Instituto Assaí possam prestar serviços em outros pontos a partir do ponto em que atingirem a sustentabilidade de suas operações.
A atuação da entidade no Cozinhas Solidárias integra o pilar de Segurança Alimentar do Instituto Assaí, por meio de investimentos e oferta de alimentos para que os equipamentos estejam bem estruturados para atender à população. Com a iniciativa, o instituto pretende investir na qualificação dos cozinheiros ministrando conteúdo de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no qual são abordados temas, como: equilíbrio nutricional das refeições, combate ao desperdício, descarte correto dos resíduos, entre outras informações.
Mais informações: Instituto Assaí
A Redes da Maré fica na Rua Srg. Silva Nunes, nº 1012, na favela Nova Holanda, Rio de Janeiro.