Instituto Capim Santo abre vagas para curso gratuito de Gastronomia Social e Sustentável no RJ

A formação é destinada para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesta edição, o projeto tem a parceria com o Centro Universitário IBMR. As inscrições vão até o dia 2 de março

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos da Gastronomia aprendendo vários preparos com ovos_Divulgação Instituto Capim Santo

O Instituto Capim Santo (ICS) anuncia a abertura de inscrições para a nova turma do curso de Gastronomia Social e Sustentável, no Rio de Janeiro. O projeto Cozinha do Amanhã é uma formação gratuita destinada às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curso já formou mais de 2.700 alunos em São Paulo (SP), Itacaré, Trancoso (ambas na Bahia) e no Rio de Janeiro (RJ). Nesta edição, a formação conta com a parceria do Centro Universitário IBMR, no RJ, que integra o Ecossistema Ânima. As aulas serão ministradas na Unidade Barra do IBMR. As inscrições estão abertas até este sábado, dia 02/03.

Ao longo dos 13 anos de existência, o projeto une uma enriquecedora troca entre alunos, professores e a gastronomia brasileira. São 200 horas de aulas práticas e teóricas que abordam desde as técnicas mais básicas em gastronomia, até algumas mais avançadas, com a produção de pratos regionais complexos. Sempre com olhar para o meio ambiente, a prioridade é a sustentabilidade a partir do controle dos resíduos produzidos em aula, do uso integral dos ingredientes e do desperdício zero de alimentos.

A partir destes conteúdos e do desenvolvimento de habilidades para atuar na gastronomia – como postura profissional, boas práticas de manipulação de alimentos e valorização de ingredientes locais – os novos cozinheiros saem aptos ao trabalho. Desta forma, o ICS segue na luta pelo combate às desigualdades sociais e por condições dignas de vida e trabalho para os participantes.

“A Cidade Maravilhosa, é a porta de entrada para os turistas estrangeiros no Brasil, e uma das cidades mais visitadas do mundo e por isso o setor de hospitalidade e de gastronomia tem demanda por profissionais nessas áreas. O ICS que desde 2021 já tem atuação no Rio de Janeiro, mais especificamente na comunidade da Rocinha, agora estende sua atuação e com a parceria com a IBMR, os cursos de formação em gastronomia brasileira, social e sustentável, pode atender mais e mais pessoas, não só promovendo geração de renda mas dando oportunidades a muitos talentos brilharem”, pontua Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo.

Advertisement

Nesta edição, o curso conta com a estrutura renomada do Centro Universitário IBMR, que está entre as três melhores instituições de ensino privado do Rio de Janeiro, além de restaurantes parceiros, que direcionam os alunos para o mercado de trabalho. Acompanhando a evolução dos alunos e o impacto social da formação no currículo deles, estima-se que cerca de 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários e até mesmo empreendedores.

“A formação em gastronomia tem portas infinitas para o mercado de trabalho. É o setor que não para de crescer e que sempre vai precisar de mão de obra. E neste mercado gigante, a qualificação é fundamental e promove a aproximação para as vagas melhores. Misturar a diversidade cultural gastronômica que todo brasileiro carrega, mais a formação de qualidade como esta que é oferecida pelo Instituto Capim Santo é receita para iniciar um futuro promissor na área”, afirma a embaixadora dos cursos de Turismo e Hospitalidade do Ecossistema Ânima Rosa Moraes. Rosa foi pioneira na implantação do primeiro curso superior do Gastronomia do Brasil, em 1999, na Anhembi Morumbi, uma das referências no país.

O Instituto Capim Santo já atua no Rio de Janeiro há mais de dois anos. Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, desenvolve cursos na Biblioteca Parque da Rocinha já tendo mais de 200 pessoas impactadas diretamente.

Serviço:

As inscrições estão abertas para a unidade do Rio de Janeiro.

As inscrições vão até: 2 de março

Início das aulas: 13 de março, no IBMR, Unidade Barra (Av. das Américas, 2603). Datas e horários, no link de inscrição.

Link de inscrição: https://forms.fillout.com/t/wX117AXyvvus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Capim Santo abre vagas para curso gratuito de Gastronomia Social e Sustentável no RJ
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui