Instituto de Aplicação da Uerj oferece cursos gratuitos de ensino básico e pré-vestibular

Pessoas que queiram ampliar seus conhecimentos relativos aos ensinos fundamental I e II e médio ou cursar o pré-vestibular comunitário já podem se inscrever

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Imagem Google Street view

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscrições abertas até 12 de junho para o Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (ProejaiCAp-Uerj). Pessoas que queiram ampliar seus conhecimentos relativos aos ensinos fundamental I e II e médio ou cursar o pré-vestibular comunitário podem se inscrever pelo site do Prossim Uerj ou presencialmente na sede da escola, no Rio Comprido. Para participar, é preciso idade mínima de 15 anos.

São 220 vagas ofertadas, incluindo as reservadas a estudantes comprovadamente carentes (renda bruta mensal familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo), que sejam oriundos da rede pública, negros, pardos e indígenas, LGBTQIAP+ ou pessoas com deficiência, além de técnicos administrativos, filhos de técnicos e filhos de docentes da Uerj. O sorteio público será realizado em 21 de junho. Já o início das aulas, que vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30, está previsto para o dia 3 de julho.

“O objetivo dessa iniciativa é alfabetizar e ampliar a escolaridade dos alunos, atuando na formação de leitores e escritores, além de cumprir um compromisso social da Uerj com aqueles que tiveram o direito à educação negado em algum momento da vida. São indivíduos que não conseguiram o acesso ou precisaram sair da escola por diversos motivos de ordem pessoal, sobretudo pela necessidade de trabalhar”, explica a professora Andrea Fernandes, coordenadora do programa. 

O curso será dividido em blocos equivalentes ao ensino regular, com duração projetada de um ano cada, dividido em três trimestres, mas que podem ser reduzidos ou estendidos de acordo com o desenvolvimento individual do aluno.

Advertisement

A coordenadora esclarece que se trata de um programa em fase experimental, por isso o ProejaiCAp-Uerj não emitirá certificado de conclusão ou diploma. “No entanto, haverá declaração de participação aos cursistas regularmente matriculados. Além disso, aqueles que manifestarem interesse e tiverem direito serão inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)”, afirma Andrea. “Nós estamos empenhados em buscar caminhos, inclusive jurídicos, para a certificação, porque essa é a expectativa de quem busca expandir seus conhecimentos”, pontua.

SERVIÇO:
Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto do CAp-Uerj
Inscrições abertas até 12 de junho de 2023
Incrições: https://prossim.uerj.br/ ou presencialmente
Endereço do CAp-Uerj: rua Barão de Itapagipe, 96 – Rio Comprido, Rio de Janeiro
Edital de seleção

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto de Aplicação da Uerj oferece cursos gratuitos de ensino básico e pré-vestibular
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui