Instituto de Arquitetos do Brasil solicita suspensão de projeto que desrespeita normas urbanísticas no Rio

O instituto pede suspensão imediata de Projeto de Lei na Prefeitura e Câmara Municipal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Zona Sul do Rio - Foto: Reprodução

O Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ) enviou um ofício à prefeitura e à Câmara Municipal solicitando a interrupção imediata da tramitação do Projeto de Lei Complementar 163/2024. O projeto visa regular instrumentos do novo Plano Diretor do Rio, porém, segundo o IAB-RJ, ele desrespeita as normas urbanísticas recentemente aprovadas. Uma das preocupações levantadas é a aplicação da outorga onerosa, que permite construções além do permitido pela legislação.

Além disso, segundo a coluna de Ancelmo Gois, do O Globo, o IAB-RJ critica o aumento de cobertura em determinadas regiões, o fechamento de varandas e a expansão horizontal de edificações sobre áreas descobertas. Essas propostas, de acordo com os arquitetos e urbanistas, violam claramente as normas urbanísticas estabelecidas para a cidade.

Para o IAB-RJ, é essencial respeitar as normas urbanísticas para garantir um desenvolvimento urbano sustentável e harmonioso. Eles esperam que as autoridades reconsiderem a tramitação do projeto e promovam um debate transparente sobre o assunto, visando ao bem-estar do Rio e de seus habitantes.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto de Arquitetos do Brasil solicita suspensão de projeto que desrespeita normas urbanísticas no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui