Instituto ECOA PUC-Rio realiza evento gratuito sobre Transição energética

De 30/05 a 01/06, Evento ‘ECOA PUC-Rio: Transição Energética’ tem formato híbrido e reúne 70 especialistas nacionais e internacionais

Fortalecendo seu papel de protagonista em questões de interesse mundial e focada em pesquisa, desenvolvimento e inovação, a PUC-Rio realiza o evento gratuito “Transição energética”, que ocorre de forma híbrida, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, das 8h30 às 18h30.

Com 70 palestrantes e especialistas de variadas áreas do conhecimento, do Brasil e do exterior, o encontro tem como objetivo discutir diferentes perspectivas da Transição Energética, como a mudança da matriz energética e redução de emissões, temas que se tornaram meta para empresários, investidores, órgãos reguladores e governos, uma vez que está atrelado à agenda de compromissos ambientais.

O evento, organizado pelo Instituto ECOA PUC-Rio, ecossistema multidisciplinar da Universidade, com apoio da Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação (VRDI) e curadoria de diferentes unidades e departamentos de ensino e pesquisa da Universidade, assegura a pluralidade de olhares e temáticas que envolvem um desafio desta magnitude.

Este debate acontece em um momento em que a realidade da emergência climática impõe ao mundo a necessidade de se implementar medidas de descarbonização e repensar modelos econômicos e produtivos. Atualmente, o setor energético responde pela maior parte das emissões globais de gases que provocam o efeito estufa, o que torna o setor alvo principal dos esforços de redução da pegada de carbono.

Assim, a discussão precisa endereçar a migração de produção de energias poluentes para uma matriz energética de fontes limpas, que é uma tarefa complexa, demandando sinergia entre os múltiplos atores da cadeia econômica global. É um olhar não apenas para desenvolver novas fontes, mas também para a menor emissão, eficiência energética e mecânicas de incentivo para que essa transição seja economicamente viável.

Dentre os participantes do evento estão o professor Matteo Pasquali, do Carbon Hub da Rice University, de Houston, que desenvolve materiais sustentáveis de carbono de alto valor para deslocamento de metais, combinados com a produção de hidrogênio limpo; Luciana Aparecida da Costa, Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES; o Professor Maurício Tolmasquim, Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras; Professor Edmar Almeida de Economia da Energia do IEPUC; Lucas Pinz, Diretor de Estratégia, Novos Negócios e Inovação da Energisa e Hugo Leal, Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar.

Na relação de temas abordados, destacam-se: transição energética e clima; energias sustentáveis; desafios regulatórios e econômicos da transição energética, tokenização, mercado de carbono, dentre outros.

“A transição energética precisa ocorrer com segurança e economicidade, o que demanda o desenvolvimento de políticas simples e claras de inovação tecnológica e de incentivo a empresas competitivas. O objetivo do evento é debater o tema, trocar ideias e experiências que possam levar à transformação da matriz energética global, estabelecendo um sistema integrado e socialmente justo no Brasil”, diz Gustavo Robichez, Coordenador Central de Parcerias e Inovação da PUC-Rio.

O público pode assistir on-line ou de forma presencial no campus da Universidade. As inscrições gratuitas estão abertas em: www.puc-rio.br/ecoa/transicao-energetica

Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui