Instituto Fernandes Figueira pede doações de leite materno para bebês em UTI neonatal

Unidade é referência nacional no atendimento de recém-nascidos que precisam de Terapia Intensiva; confira as condições para doar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pixabay

O Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou que o banco de leite humano está em baixa e precisa de doações. A unidade, localizada no Flamengo, na Zona Sul do Rio, atende bebês prematuros. O IFF é referência nacional no atendimento de bebês que precisam de atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

O Instituto alega que toda mulher em fase de lactação, que esteja amamentando seu bebê, seja saudável e não faça uso de medicamentos que afetem esse processo podem doar. Também são consideradas doadoras as nutrizes que precisam suspender temporariamente o aleitamento materno diretamente no seio, devido à condição clínica do recém-nascido. Desse modo, as nutrizes cujos filhos estão internados em unidades neonatais ou outras unidades hospitalares, e que ordenham leite humano para consumo exclusivo de seus filhos, são classificadas como doadoras exclusivas.

Para as mulheres que desejam doar leite, não é recomendado o uso de bebidas que contenham álcool. Caso faça a ingestão, é preciso comunicar ao banco de leite. Não é permitido o uso de drogas ilícitas.

Os bancos de leite humano ou postos de coleta devem assegurar que a doação seja exclusivamente da produção excedente e que a doadora siga amamentando o bebê e que ambos estejam saudáveis.

Advertisement

Para a doação de leite humano confira o site da instituição. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone 0800 0268877.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Fernandes Figueira pede doações de leite materno para bebês em UTI neonatal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui