Instituto Pereira Passos comemora 25 Anos de fundação com relançamento do portal Data.Rio

O Data.Rio é uma fonte aberta de conteúdo para interessados em saber mais sobre o município do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo/Prefeitura Rio

O Instituto Pereira Passos, da Prefeitura do Rio, completa 25 anos de fundação nesta sexta-feira (01/12).  Criado pela Lei Nº 2.689/1998, o IPP virou referência nacional e internacional em gestão de dados e em desenvolvimento de informações, estatísticas, mapeamento, estudos e pesquisas que servem de suporte para o monitoramento e a criação das políticas públicas de assistência à população. Para comemorar o aniversário, o Instituto está relançando seu principal portal, o Data.Rio, em uma versão modernizada e interativa.

“O aniversário do Instituto Pereira Passos não é apenas uma celebração de conquistas passadas, mas também um momento de reflexão sobre os desafios que estão por vir. A instituição segue firme em sua missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos cariocas”, afirma o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine.

Logo no início de sua história, em 2001, o instituto disponibilizou o portal online Armazém de Dados, um dos primeiros portais de dados abertos do Brasil, que reunia em ambiente digital as informações contidas até então apenas nos anuários estatísticos: grandes livros de informações sobre a cidade, que só eram publicados de forma impressa. Ao abrir os dados criados dentro do município para o público em geral, o Armazém de Dados tornou-se referência para outras cidades, quando a internet no Brasil ainda caminhava em seus primórdios, destacando assim como uma ação de pioneirismo e vanguarda.

Lançado em 2017, o Data.Rio é uma evolução do Armazém de Dados, consolidando-se como uma importante fonte aberta de conteúdo para interessados em saber mais sobre o município. O portal reúne mais de 4 mil itens, que são mantidos pela equipe técnica do IPP e órgãos parceiros, através do Sistema Municipal de Informações Urbanas (Siurb) e de outras ferramentas e fontes internas e externas. Além disto, serve como referência para pesquisadores, jornalistas e gestores municipais. Agora, com o relançamento, o portal recebe uma atualização visual e funcional, assegurando responsividade em todos os dispositivos e incorporando um painel dedicado aos dados do Censo de 2022.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Pereira Passos comemora 25 Anos de fundação com relançamento do portal Data.Rio

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui