Instituto Pereira Passos e Rice University firmam parceria para enriquecer atlas digital sobre o Rio

Convênio inclui a digitalização de mapas físicos da cidade no século XX e a criação de novas ferramentas interativas para visualização de dados cartográficos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cooperação IPP-Rice University

O Instituto Pereira Passos anunciou nesta terça-feira (02/05), um acordo de cooperação com a Rice University, instituição de ensino superior americana sediada em Houston, para cooperação em cima da plataforma imagineRio, um atlas digital pesquisável que ilustra a evolução social e urbana da cidade ao longo de toda a sua história. Com o acordo, o acervo físico de mapas do século XX do município será digitalizado, georreferenciado e vetorizado para inclusão no mapa interativo da plataforma e em outros produtos.

ImagineRio já é uma referência para se pesquisar sobre a história urbana da Cidade do Rio. Com essa cooperação o produto ficará melhor enriquecido com o material cartográfico disponível no IPP. Estamos bastante animados para trabalhar com os pesquisadores de Rice”, afirma o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine.

Criado pelos professores Alida Metcalf e Farès el-Dahdah, em colaboração com o Laboratório de Estudos Espaciais do Center for Research Computing da Universidade Rice e com o apoio do Instituto Moreira Salles (IMS), o site é composto por fotos, mapas e plantas cadastrais localizadas tanto no tempo, quanto no espaço. Dessa forma, ao acessar o site, o usuário pode “passear” através de uma linha do tempo e conhecer o passado de cada canto da cidade desde sua fundação.

“Com essa colaboração, podemos iniciar a 4ª versão da plataforma, com intuito de acrescentar dados mais modernos, mais lugares nas cidades, e também para começar a trazer temas históricos para imagineRio. Então, essa cooperação será muito boa para a gente, pois os alunos da Rice podem aprender mais sobre o Rio de Janeiro e as pessoas do Rio também podem colaborar com a gente”, declara Alida Metcalf, professora da Universidade Rice.

Advertisement

Com a parceria, além de disponibilizar publicamente arquivos existentes somente no acervo físico da Prefeitura até então, será possível datar o surgimento ou desaparecimento de elementos urbanos na cidade, como por exemplo, algumas ruas e edificações. Também será possível criar novas aplicações interativas, baseadas em camadas de informações temáticas, tanto para o imagineRio, quanto para o Data.Rio, portal de informações da prefeitura.

“Este acordo se inicia em um ótimo momento, no qual a nova fase de evolução do imagineRio está sendo desenhada. Vamos poder cooperar em cima das primeiras camadas de informações temáticas do portal, como também integrar e construir novas bases de dados, informações e aplicações para o imagineRio e para o conjunto SIURB e DATA.RIO, a partir da colaboração técnica em cima de plataformas de Sistema de Informações Geográficas – SIG”, explica Felipe Mandarino, Coordenador Técnico de Informações da Cidade do IPP.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Pereira Passos e Rice University firmam parceria para enriquecer atlas digital sobre o Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui