O projeto “Cinema Leva Eu”, criado pelo Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, Duque de Caxias, abre inscrições para o estudo do cinema. A ação tem parceria a Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV). É a primeira vez que a EBAV oferece um curso de capacitação profissional de audiovisual para toda a Baixada Fluminense. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e ser morador da região da Baixada.
De acordo com Louiz Carlos da Silva, diretor-geral do Instituto e filho de Zeca Pagodinho, uma das propostas com o curso é criar uma produtora audiovisual para desenvolver conteúdo com os alunos do instituto. “Queremos trabalhar com os alunos do instituto, que são músicos, e no futuro ter uma produtora própria junto com a EBAV para incluir os alunos do curso de audiovisual. A expectativa é conhecer a história da população da Baixada, além de produzir conteúdo com os artistas da região”, completou Louiz.
O curso será oferecido em duas turmas, sendo uma para produção audiovisual, com 30 vagas, e outra para atuação em vídeo, com 14. O curso é gratuito, e os alunos vão receber ajuda de custo para transporte e alimentação. O valor vai depender da realidade de cada estudante, já que o projeto vai receber exclusivamente alunos das 13 cidades da Baixada.
Um dos responsáveis pelo projeto é o diretor de cinema André da Costa Pinto, ele atua com projetos sociais de capacitação para o cinema e afirma que a preocupação do Instituto é ensinar e instruir seus alunos para o mercado de trabalho. “Vamos dar suporte profissional para que o mercado de trabalho possa absorvê-lo”, afirmou.
André ainda contou que as aulas do curso de produção audiovisual serão divididas em três módulos. No primeiro, os alunos vão aprender sobre desenvolvimento de argumento, pitching, roteiro de documentário e ficção, e direção cinematográfica. Na segunda parte, as aulas serão sobre direção de arte, figurino, maquiagem, direitos autorais e pesquisa. A última fase do curso abrange as técnicas de fotografia, som, edição de imagem, pós produção, além de assessoria de imprensa e mídias sociais para divulgação das produções.
O curso terá duração de 5 meses e as inscrições podem ser feitas pelo site ou presencialmente na sede do Instituto Zeca Pagodinho até o dia 25 de março. As aulas estão previstas para começarem no próximo dia 31 e vão acontecer às terças e quintas, de 18h às 22h. Para se inscrever no curso de produção, o candidato deve enviar uma história que pretende desenvolver em audiovisual. Já no curso de atuação, dois monólogos estão disponíveis e o candidato deve escolher um e enviar um vídeo interpretando.
Serviço:
Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março pelo site da Ebav ou na sede do Instituto Zeca Pagodinho na Rua Carlos Mateus 54, Xerém, Duque de Caxias de 10h às 18h.
Requisitos: Ser maior de 18 anos e morador da Baixada Fluminense
Início das aulas: 31/03
Duração: 5 meses
Valor: Gratuito
Contato: (21) 96949-7655; contato@ebav.org.br
Site: www.ebav.org.br