Um levantamento feito pela empresa da prefeitura Mobi-Rio, responsável por administrar o sistema BRT, mostra que este ano já foram registrados 58 acidentes nos 157,5 quilômetros de extensão dos quatro corredores exclusivos na cidade — uma média de duas colisões a cada três dias. No ano passado, foram 226 ocorrências.
Todos os acidentes foram provocados pela imprudência de motoristas que invadiram as pistas dos ônibus articulados, fizeram conversões proibidas ou avançaram algum sinal do sistema. A Mobi-Rio estima um gasto de R$ 110 mil nos últimos 15 meses para reparar os ônibus danificados nessas colisões, isso sem contar o tempo que os coletivos ficam fora de operação, que pode variar de um a quatro dias.
Dos quatro BRTs, o Transcarioca aparece na estatística com a maior quantidade de batidas: 37 este ano. Em 2024, foram 103.
O atalho ilegal provocou a morte nesta terça-feira da estudante Fernanda Vitória Cavalcante Alves, de 17 anos, atropelada por um carro oficial do governo do estado na calha do Transcarioca, em Campinho.
Além dos ônibus articulados, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, só podem trafegar pelos corredores do BRT os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, ambulâncias, carros de polícia e veículos de fiscalização e operação de trânsito. A invasão da calha é considerada uma infração gravíssima: a multa é de R$ 293,47, e o motorista perde sete pontos na carteira.
Nunca concordei com a existência desse meio de transporte. Afinal, as cidades grandes com melhores sistemas de transporte do mundo apostaram do metrô, que apesar de caro, sempre será muito melhor. Paris (cidade menor que o Rio), por exemplo, tem 16 linhas e 300 estações (o Rio tem 4 linhas (?!?!?!). Claro que há que se levar em conta s diferença de topografia e tempo de existência entre uma cidade e outra, mas, ainda assim, o metrô é infinitamente melhor e pronto.
Só que independente do acima, colocar um sistema de transporte civilizado no meio de uma cidade que parece uma selva, com indivíduos grotescos e bizarros advindos dos cantos mais profundos do inferno, só pode resultar em destruição, acidentes e todo tipo de anomalias possíveis.