Ipanema recebe, neste sábado, a campanha de proteção animal ‘Minha Pata não tem Sola’

Durante a ação serão distribuídos 10 mil panfletos informativos sobre os cuidados a serem tomados com as patas dos animais durante o verão

Campanha Minha Pata não tem Sola, da Prefeitura do Rio, pretende alertar tutores sobre as queimaduras nas patinhas dos cães durante passeios / Reprodução: Internet

Mais uma edição do ‘Minha Pata não tem Sola’, campanha realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), acontece neste sábado (28), na Praia de Ipanema, na Avenida Vieira Souto, 110 (Em frente ao largo do Boteco Boa Praça), das 9h às 10h30. Durante a ação educativa serão distribuídos 10 mil panfletos informativos sobre os cuidados a serem tomados com as patas dos animais durante o verão. O evento conta com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul e da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI) / Viva Ipanema.

O SMPDA alerta que um simples passeio na calçada, em um dia de sol, pode causar sérias queimaduras nos coxins dos cães. “Esse evento é fundamental na luta pela ampliação dos direitos dos animais, e é um evento que deve ser reprisado neste e em todos os verões”, disse Vinicius Cordeiro, gestor do SMPDA.

Técnicos da Prefeitura salientam que os melhores horários para passear com os cachorros é normalmente antes das 8h ou depois das 20h, horários de sol baixo.

O tutor deve ter o cuidado e a sensibilidade de andar descalço ou colocar a mão no chão para verificar a temperatura. Muitas vezes, mesmo depois do sol ter se posto, o chão continua quente.

O ideal seria levar os cães para passear em gramado ou chão com sombra, pois são mais frescos que o asfalto, que recebe a luz direta. Uma alternativa é o umedecimento da patinha do cachorro durante o passeio. A SMPDA orienta que o tutor leve uma garrafa de água reserva para isso e para que o cão beba, evitando desidratação.

Em caso de queimadura, descolamento de pele nos coxins, pata descascando ou machucada, o animal deve ser levado ao veterinário urgentemente.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui