Nesta quarta-feira (07), a operação ”Corredores de Excelência”, da Prefeitura do Rio de Janeiro, desembarcou no bairro de Ipanema, na Rua Barão da Torre, mais especificamente entre os quarteirões das ruas Jangadeiros e Farme de Amoedo.
A iniciativa é da Subprefeitura da Zona Sul e visa a execução de diversos serviços de zeladoria em um único dia. A cada semana, um logradouro diferente será contemplado pela operação, que acontece todas as quartas-feiras e é realizada em parceria com diferentes órgãos municipais como Secretaria de Conservação, CET-Rio, Comlurb, Rio Luz, Assistência Social, entre outros.
O programa, que está em seu 2º mês, já percorreu ruas de Copacabana, Botafogo, Leme e Catete, realizando mais de 90 podas de árvores e retirando mais de 170 metros de fios mortos. Paralelamente, foram feitas 50 intervenções com tapa-buracos, instaladas cerca de 30 papeleiras e 30 placas de sinalização, além da desobstrução de mais de 100 bueiros.
Na operação desta quarta estão sendo realizados serviços como vacool; limpeza de ralos e bueiros; revitalização de pedras portuguesas; manutenção de golas de árvores; tapa-buraco; manutenção de sinalização gráfica viária vertical; poda e manejo arbóreo manual e mecanizado; limpeza e pintura de postes; instalação de papeleiras; varrição e lavagem da via pública; remoção de pichações e pintura viária horizontal; além da presença da Van móvel 1746.
Vale ressaltar que, para a escolha dos logradouros, são levados em consideração o número de pedidos enviados pela população, por meio da Central 1746 da Prefeitura do Rio, além dos canais de contato direto da Subprefeitura. Somente este ano houve 25 pedidos de intervenção na Rua Barão da Torre e a realização da operação é para suprir esta demanda.
”Além de atender aos chamados enviados pela população pelo canal 1746 da Prefeitura do Rio, também oferecemos um carinho especial em cada logradouro por onde passamos executando melhorias e dialogando com a vizinhança”, diz Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.
Durante a operação, agentes da Subprefeitura também realizam uma ação educativa junto aos condomínios alertando sobre a demanda de cuidados com as calçadas, uma vez que as calçadas são um bem público cuja conservação é regida por Lei Municipal e o proprietário, seja comercial ou residencial, é responsável pela conservação, manutenção e reforma da calçada em frente ao seu imóvel (Decreto n° 32.073 de 31 de março de 2010 – Dispõe sobre a Conservação das Calçadas e dá outras providências).