Iphan promove visitas guiadas ao Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio

As inscrições para a visita guiada ao edifício, considerado um ícone arquitetônico e da engenharia, vão até às 18h desta sexta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu na última quinta-feira (17/08) inscrições gratuitas para visitas guiadas ao Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro.

O prédio, considerado um ícone arquitetônico e da engenharia nacional, foi construído na década de 1940 para ser a sede do então Ministério da Educação e Cultura e vem passando por obras de restauração e modernização que permitirão sua reabertura ao público em 2024.  

Ele foi projetado por uma equipe composta por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e outros expoentes da arquitetura moderna brasileira. O edifício de 16 andares é marcado pela ausência de paredes, com ambientes livres e jardins suspensos idealizados por Roberto Burle Marx, painéis de azulejos de Cândido Portinari e obras de outros grandes artistas brasileiros e estrangeiros. Por sua magnitude, foi tombado pelo Iphan em 1948. 

As visitas ao Palácio Gustavo Capanema, abertas a qualquer um, mas tendo como público-alvo alunos dos cursos de arquitetura, turismo, história e/ou artes, acontecerão na próxima quarta-feira (23/08) e na seguinte (30/08), nos turnos da manhã (10h) ou da tarde (14h). Os grupos terão no máximo 15 pessoas e, portanto, as inscrições serão em número limitado, ficando abertas até às 18h desta sexta-feira (18/08).

Advertisement

O resultado será divulgado na segunda-feira (21/08), no site e nas redes sociais do Iphan.

Serviço: Visitas Guiadas ao Palácio Gustavo Capanema (Vagas Limitadas) 

  • Formulário de inscrição: https://forms.gle/3QZqLP1gmo7vyrkF7 
  • Público-alvo: estudantes dos cursos de arquitetura, turismo, história e/ou artes 
  • Datas: 23 e 30/8 nos turnos da manhã (10h) ou da tarde (14h) 

Recomendações: 

  • Calça comprida; 
  • Sapato fechado; 
  • Proibido tirar fotos; 
  • Se possível, trazer capacete. 

Para mais informações: gabinete.rj@iphan.gov.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Iphan promove visitas guiadas ao Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui