IPTU 2023: No primeiro dia de liberação de guias, site apresenta instabilidade

As guias estariam disponíveis a partir desta segunda-feira, mas o site disponibilizado para impressão e conferência do tributo não abre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da orla do bairro da Barra da Tijuca • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Já está quase virando rotina o contribuinte carioca acessar algum site ligado à Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio e não conseguir. Desta vez, a decepção foi com quem quis conferir ou até mesmo pagar o valor do IPTU 2023 com antecedência. As guias estariam disponíveis a partir desta segunda-feira (23/01), mas o site disponibilizado para impressão e conferência do tributo não abre.

WhatsApp Image 2023 01 23 at 16.16.36 IPTU 2023: No primeiro dia de liberação de guias, site apresenta instabilidade
Cariocas não conseguiram acessar portal do IPTU 2023 no primeiro dia que a Prefeitura disponibilizaria guias do tributo municipal

O episódio lembra o ataque hacker sofrido, em meados agosto de 2022, pelos sites da Prefeitura do Rio, que demorou cerca de dois meses para ser estabelecidos. Serviços como a emissão de notas fiscais, além do Portal Carioca Digital e de sistemas de atendimento ao público e internos, saíram do ar em uma tentativa de preservação de dados de contribuintes, o que atrapalhou recebimento de quem tem empresa aberta na cidade por algumas semanas daquele período, por exemplo, com atraso na própria arrecadação do município. Ainda em outubro, havia quase 40 sistemas ainda fora do ar, mas que, segundo a Prefeitura do Rio na época, não afetavam o dia a dia do contribuinte.

O portal da Transparência Rio, onde a Prefeitura insere informações da gestão para conferência pública como gastos e salários de servidores, é outro alvo de reclamação. O vereador Pedro Duarte (NOVO) é um dos que costuma usar as redes sociais para alertar quando há problemas no acesso.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp IPTU 2023: No primeiro dia de liberação de guias, site apresenta instabilidade
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui