IPTU 2024: contribuintes do Rio terão desconto de 7% se optarem por cota única

Para ter direito ao desconto, cota única terá que ser paga até o dia 07/02; no mesmo dia, expira o prazo de quitação da 1ª parcela para quem preferir fracionar o pagamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédios na Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O cronograma de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente a 2024 na cidade do Rio de Janeiro está definido.

Terá direito a um desconto de 7% – mesmo percentual concedido em 2023 – quem optar pelo pagamento em cota única, com vencimento no próximo dia 07/02.

No mesmo dia, expira o prazo de quitação da primeira parcela para os contribuintes que preferirem fracionar o pagamento do imposto (calendário completo no fim da matéria).

O envio das guias de pagamento da cota única e da primeira cota do IPTU 2024 para as casas dos contribuintes será feito pelos Correios a partir do dia 15/01.

Advertisement

As guias também poderão ser emitidas de forma online, a partir de 29/01, tanto no site ”Carioca Digital”, quanto no aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS.

Para a comodidade dos cariocas, será possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.

Os contribuintes também poderão solicitar a guia nos postos de atendimento do IPTU. Para realizar o procedimento, pela internet ou de forma presencial, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no carnê do IPTU de anos anteriores.

Vale ressaltar que o valor do IPTU será corrigido pela inflação acumulada de 2023, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Possíveis golpes

A Prefeitura do Rio alerta para que contribuintes fiquem atentos a golpes na internet. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via WhatsApp ou SMS. O canal de atendimento municipal para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746, e o endereço para emissão da guia e das cotas do IPTU é o ”Carioca Digital”.

Calendário IPTU 2024

  • Cota única: Vencimento em 7 de fevereiro de 2024
  • 1ª cota: Vencimento em 7 de fevereiro de 2024
  • 2ª cota: Vencimento em 7 de março de 2024
  • 3ª cota: Vencimento em 5 de abril de 2024
  • 4ª cota: Vencimento em 8 de maio de 2024
  • 5ª cota: Vencimento em 7 de junho de 2024
  • 6ª cota: Vencimento em 5 de julho de 2024
  • 7ª cota: Vencimento em 7 de agosto de 2024
  • 8ª cota: Vencimento em 6 de setembro de 2024
  • 9ª cota: Vencimento em 7 de outubro de 2024
  • 10ª cota: Vencimento em 7 de novembro de 2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp IPTU 2024: contribuintes do Rio terão desconto de 7% se optarem por cota única
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui