Irmandade dos Mercadores distribui doces de Cosme e Damião a crianças de Olaria

A ação ocorreu na Paróquia de São Sebastião, quando 150 crianças receberam doces e bolo, em comemoração ao dia 27 de setembro, data tradicionalmente comemorada pelos cariocas em honra aos santos católicos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Algumas das crianças, prontas para receberem os doces de Cosme e Damião, acompanhadas dos organizadores do evento

Foi uma manhã de sábado ensolarada e alegre na Paróquia de São Sebastião, na rua Paranapanema, em Olaria. A Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores – dona da famosa igrejinha da rua do Ouvidor que foi atingida por uma bala de canhão em 1893 e que foi recentemente restaurada e reinaugurada – promoveu um grande evento de entrega dos tradicionais doces de São Cosme e São Damião na igreja católica do bairro da Leopoldina, por volta das 10 da manhã. A data festiva dos dois mártires católicos é tradicionalmente comemorada nos dias 27 de cada mês, mas para reunir todas as crianças pela manhã, o sábado (30/09) foi o dia escolhido.

Todas as crianças da catequese da paróquia do bairro lotaram o pátio para receber os saquinhos de papel com os doces que tradicionalmente compõem o ‘kit’, que incluiu o tradicional pingo de leite, paçoca e doce de abóbora, entre outros. Cerca de 150 crianças se enfileiraram para receber os doces e as fatias do imenso bolo azul que trazia o histórico brasão da irmandade de comerciantes e mercadores do Centro do Rio de Janeiro. Mas não sem antes, regidas por uma das professoras da catequese, entoarem músicas católicas que comoveram o representante da irmandade, comissário Cláudio André de Castro. “A coisa mais linda é ver a alegria das crianças ao receber os doces, o que torna a nossa alegria, em doar, muito maior do que a delas. O Rio precisa reavivar suas tradições católicas, que simbolizam nossa religião. O dia de Cosme e Damião é uma destas bonitas tradições que iremos promover e incrementar cada vez mais em nossa Irmandade“, diz o empresário, da área imobiliária, escolhido pela arquidiocese para gerir os trabalhos da associação de fiéis que existe há mais de 280 anos.

75128640 797c 46f4 9aac ad81d1f05529 Irmandade dos Mercadores distribui doces de Cosme e Damião a crianças de Olaria
As cestas de saquinhos de doces com o brasão da Irmandade foram distribuídas às crianças da paróquia de Olaria, na Zona Norte do Rio.

A comunidade se uniu para fazer o evento acontecer. Uma das paroquianas confeccionou o delicioso bolo com recheio de côco e chocolate que foi servido às crianças e adolescentes, doando seu trabalho para a ocasião tão feliz e simbólica. A data oficial dos Santos (que eram irmãos gêmeos) agora é oficialmente comemorada no dia 26 de setembro, mas os cariocas ainda fazem a comemoração na data histórica.

Recentemente, uma postagem do padre Valtemário Frazão, pároco da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, no Instagram, sobre a tradição católica de dar e receber doces no dia dos santos mártires Cosme e Damião, chegou a quase 160 mil visualizações na rede social. “A celebração no Brasil remonta ao ano 1535, quando os portugueses constroem uma Igreja dedicada a estes dois mártires médicos na cidade de Iguarassu, em Pernambuco.”, explicou o padre, que explicou a tradição. O sacerdote explica que é um ato de caridade: “estes doces são ex-votos, ou seja, expressões concretas de gratidão por intercessões concretas de São Cosme e São Damião“. Para ele, a tradição é fruto de um sincretismo religiosp que foi muito bem acolhido por famílias católicas. Em sua paróquia, são distribuídos, também, os tradicionais doces, para alegria das crianças de Vila Isabel.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Irmandade dos Mercadores distribui doces de Cosme e Damião a crianças de Olaria
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Irmandade dos Mercadores distribui doces de Cosme e Damião a crianças de Olaria
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui