ISP aponta que RJ registrou menor número de homicídios dolosos em 31 anos

Entre janeiro e setembro, a diminuição foi de 10% na letalidade violenta e nos homicídios dolosos, comparando com o mesmo período de 2021

Foto: Moskow/Divulgação Governo do Estado

O Estado do Rio de Janeiro teve, nos nove primeiros meses deste ano, mais uma redução na letalidade violenta e nos homicídios dolosos. Entre janeiro e setembro, a diminuição foi de 10% em ambos os indicadores estratégicos, comparando com o mesmo período de 2021. Foi o menor valor para o acumulado do ano dos últimos 31 anos.

Ainda nos crimes contra a vida, o latrocínio (roubo seguido de morte) caiu quase pela metade no acumulado do ano: 78 em 2021 contra 40 em 2022. Esse também foi o menor número de vítimas para o indicador desde 1991. As mortes por intervenção de agente do estado declinaram 8% no acumulado do ano.

Outro crime com resultado positivo é o roubo de carga: de janeiro a setembro deste ano, houve 15% de diminuição, ou seja, foram menos 519 roubos em comparação ao mesmo período de 2021. Ainda nos crimes contra o patrimônio, os roubos de rua e de veículo também registraram reduções no mesmo período, de 9% e 6%, respectivamente.

“A queda dos roubos de carga é muito importante não só para a Segurança Pública como para a economia do estado como um todo. As reduções contínuas desse crime são reflexos do investimento do Governo do Estado na Inteligência das forças de segurança, e, no final das contas, a população é a grande beneficiada“, afirmou a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui