Itaboraí recebe Festival do Torresmo Autêntico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Sergio Roberto Franca

Neste fim de semana, o Festival do Torresmo Autêntico estará em Itaboraí pela primeira vez. A feira gastronômica, que tem início nesta quinta-feira, será realizada das 17h às 22h e seu primeiro dia e das 12h às 22h nos demais dias, no Shopping Itaboraí Plaza. O evento tem a proposta de ser um ambiente para toda a família, com atrações ecléticas para todos os públicos, gastronomia variada, preços acessíveis, atrações infantis e pet friendly. Tudo isso com entrada gratuita. O evento faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 190 anos da cidade.

Estrela do festival, o torresmo é uma receita emblemática que pode ser feita de diversas formas: frito, crocante, à pururuca, como aperitivo ou como complemento de algum prato, como caldo de feijão, feijoada ou feijão tropeiro. As formas de preparo também variam para que se obtenha o resultado desejado. Incorporado na culinária brasileira por influência dos portugueses, a iguaria é um clássico.

O cardápio do evento possui o torresmo em suas diversas versões, inclusive o famoso torresmo de rolo. “Trata-se de uma panceta enrolada no formato de rocambole, defumada por horas em lenha frutífera e servida crocante, à pururuca. Para deixá-lo ainda mais especial, os assadores utilizam equipamentos especiais como parrilla e pit smoker para o preparo. O público tem a oportunidade de acompanhar tudo isso de perto”, destaca o organizador do festival, Márcio Ferrazzo.

Outras delícias fazem parte da gastronomia do evento como porções variadas, porco no rolete, feijão tropeiro, lanches de pernil, costela fogo de chão, baião de dois, hambúrguer artesanal e doces variados. Também merece destaque o Festival de Cerveja Artesanal que conta com a participação de nomes consagrados em Minas e São Paulo. Além das cervejas, há opções de drinks, sucos naturais, entre outros.

Advertisement

A programação conta também com bandas cover de diversos estilos musicais e atrações específicas para o público infantil.

Em 2022, o evento percorreu mais de 40 cidades brasileiras e, neste ano, já movimentou cerca de R$ 12 milhões, com cerca de 10 toneladas de carne suína e 10 mil litros de chope vendidos por edição. A realização é da Comedoria na Praça e Sunset Produções e Eventos, com o apoio do Shopping Itaboraí Plaza.

  • Serviço: Festival do Torresmo Autêntico em Itaboraí (RJ)
  • Entrada gratuita
  • Data: 1º a 4 de junho de 2023 (quinta a domingo)
  • Horário: 17h às 22h (quinta-feira) e 12h às 22h (sexta, sábado e domingo)
  • Local: Shopping Itaboraí Plaza (Rodovia Governador Mário Covas, KM 295 – Três Pontes – Itaboraí – RJ)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Itaboraí recebe Festival do Torresmo Autêntico
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Itaboraí recebe Festival do Torresmo Autêntico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui