Itaguaí abre laboratório com capacidade para 35 mil exames de sangue por mês

A nova unidade, que possui equipamentos modernos, está localizada na Estrada Ary Parreiras, no Centro, e tem capacidade para realizar 35 mil exames ao mês, além de atender 300 pacientes por dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Itaguaí inaugurou, nesta segunda-feira (19/09), o moderno Laboratório Municipal de Análises Clínicas. E, nesta terça-feira (20), a população já pode utilizar os serviços. A nova unidade, que possui equipamentos modernos, está localizada na Estrada Ary Parreiras, no Centro, e tem capacidade para realizar 35 mil exames ao mês, além de atender 300 pacientes por dia.

O laboratório vai realizar atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. A entrega de laudos acontecerá das 8h às 16h. O equipamento atenderá demandas que fazem parte da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), como testes de glicemia, colesterol, hemograma completo, triglicerídeos, exames de urina, ureia, creatinina, TGO, TGP, EAS (urina), EDF (fezes) e muitos outros.
Para ter acesso aos exames, o paciente precisa ter o encaminhamento médico obtido nas unidades de saúde. Com o documento, basta se dirigir ao local, pegar uma senha e aguardar o atendimento que acontece por hora de chegada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, após fazer a coleta de sangue, o paciente recebe uma senha para pegar o resultado pela internet. Mas quem preferir, pode pegá-lo impresso no próprio local.

Presente na inauguração, o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, comentou esta nova aquisição da saúde.

Advertisement

“É um laboratório lindo que não perde para nenhum particular da cidade. E não é só beleza! Quero enfatizar o cuidado das secretarias de Saúde e de Licitação com qualidade técnica de exame, sendo feito por um parceiro, um dos principais laboratórios do Brasil”, pontou o gestor.

Rubem Vieira ressaltou a necessidade do equipamento aos itaguaienses.

“Era uma reclamação que tínhamos desde o primeiro dia que entramos na prefeitura. O paciente precisava acordar 3 ou 4h da manhã para ir para a fila do posto para, a partir das 8h, quando abrisse pudesse fazer a coleta de sangue para realizar os exames. Isso era uma tortura para os nossos pacientes!”, lembrou.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia, a abertura desse laboratório representa um avanço, pois a população terá a oportunidade de fazer seus exames gratuitamente com muita comodidade e agilidade.

“Isso veio para a gente acabar com a fila de espera. É um marco para a cidade. É de primeiro mundo, padrão rede particular, mas é totalmente SUS. Não deve nada para a Zona Sul. A população vai chegar se impressionar com a estrutura”, frisou Zóia.

Maternidade e Hospital

“É muito emocionante mais essa entrega na saúde. Sempre falo para as pessoas: falta muito. A gente ainda não conseguiu resolver todos os problemas da cidade. Sabemos que tem muita coisa para ser feita. É o começo de muita coisa, como a foi emergência do hospital, como está sendo a licitação do resto do hospital, de 100% da unidade. É como está sendo a desapropriação do Nossa Senhora da Guia. Se Deus quiser, muito bem breve vamos iniciar a obra da nossa mais nova maternidade. Isso é uma realização de toda equipe do governo. Isso é motivo de muito orgulho e prazer”, concluiu o prefeito.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Itaguaí abre laboratório com capacidade para 35 mil exames de sangue por mês
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui