Itaguaí e Mangaratiba recebem Festival Ilumina Zona Oeste

Evento promove intervenções culturais, arte e música na Zona Oeste do Rio; confira a programação

Foto: Divulgação

Nos dias 28 e 29 de janeiro, o Rio recebe a 6º edição do Festival Ilumina Zona Oeste. O evento busca dar visibilidade aos artistas e oferecer programação cultural gratuita para moradores da zona oeste. Em Bangu, o festival acontece no dia 28, a partir das 14h, na Lona Cultural Municipal Areninha Carioca Hermeto Pascoal. Na abertura, o espetáculo de teatro infantil “De Olho Na Pista – Dê a Preferência” traz os heróis Super Semáforo, Mulher Multiplacas e o Agente Mirim Segurinho. Com canções e histórias, os personagens destacam a importância do respeito às regras de trânsito. Na sequência, samba para crianças e adultos com o bloco infantil Estrelinha da Mocidade e roda de samba com o grupo Fruta do Pé. 

A partir das 16h, os artistas de rua e a cultura urbana serão os protagonistas. Matheus do Beat, beatboxer e rapper, comanda a abertura da festa. Leandro Raios e Bulan Graffiti fazem uma Live Paint, trazendo a arte do grafite e criando ao vivo para o público. 

Na sequência muita música para agitar com Rafa Leão, Daniel Soares, Flavin e a Banda Dona Zezé, artistas da zona oeste do Rio. Daniel Anzol e Marine Folha, o Casal do Livro, fazem intervenções culturais valorizando a literatura dos trens. 

A partir das 20h, RELICRIAS faz apresentação de dança urbana, abrindo espaço para poesia do Slam com Dorgô, de Nova Iguaçu, poeta e MC; Preta Poética, poeta, slammaster; Sabrina Azevedo, rapper; Guilherme Odin, artista independente e rapper; e para encerrar MC Estudante, um dos grandes nomes do rap nacional e cria da região de Bangu.

Durante todo o evento, empreendedores e fazedores locais, selecionados pelo Ilumina Zona Oeste, farão exposição de seus trabalhos e produtos na Feira de Economia Criativa de Bangu.

No dia 29/01 (domingo), das 16h às 18h, o Ilumina Zona Oeste ocupa o Museu do Pontal, na Barra, com roda de samba. No comando as ‘Pastoras do Aquilah’ com repertório de música brasileira que presta homenagem às matriarcas do samba, as mulheres pretas com lata d’água na cabeça, com sambas clássicos, de raiz e de roda. O público também poderá adquirir e experimentar a tradicional Feijoada Quilombola preparada por mulheres do Aquilah, quilombo urbano localizado em Jacarepaguá.

  • Serviço:
  • O que: Ilumina Zona Oeste 
  • Quando e onde : 28/01 (sábado), na Lona Cultural Municipal Areninha Carioca Hermeto Pascoal, das 14h às 21h:30; 29/01 (domingo), no Museu do Pontal, das 16h às 18h. 
  • Classificação: livre
  • Ficha técnica: Trilhos Produções Artísticas (realização) e Motriz SocioCultural (produção)
  • Informações: www.iluminazonaoeste.com.br
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui