Itaguaí entrega planos de manejo das suas unidades de conservação municipais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Encerrando o ano de 2023 de maneira destacada, na data de hoje (21/12/23), concretizou-se a entrega do Plano de Manejo referente a duas Unidades de Conservação municipais: Área de Proteção Ambiental do Saco de Coroa Grande e Área de Proteção Ambiental Itaguaí Itingussú Espigão Taquara.

A iniciativa de elaboração desses Planos de Manejo comandada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento tem singular importância para a administração do território municipal, propiciando o desenvolvimento econômico de maneira sinérgica com a preservação dos recursos naturais, abrangendo desde florestas, montanhas e manguezais até cachoeiras, juntamente com a rica biodiversidade associada àquelas regiões.

O processo de elaboração dos referidos planos compreendeu uma extensa fase de estudos de campo, diagnósticos territoriais e oficinas participativas, de acordo com o previsto no Sistema Nacional de Unidades Conservações (SNUC). “Durante estas últimas, as comunidades que mantêm vínculos com as áreas protegidas foram consultadas, promovendo, assim, a integração entre o setor público e a sociedade civil. Esse diálogo proporcionou a orientação de uma gestão qualificada e eficaz dessas áreas especialmente resguardadas”, destaca o Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Antonio Marcos Barreto.

Advertisement

Leia também

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Leblon tem o condomínio mais caro do Brasil

Os Planos de Manejo em questão, foram contratados por meio de medidas compensatórias advindas de licenciamento ambiental municipal, poupando recursos provenientes dos cofres públicos e empregando aporte financeiro do setor privado.

No contexto brasileiro, muitas Unidades de Conservação carecem de Planos de Manejo e ficam impossibilitadas de administrar da melhor forma suas belezas naturais“, observa o Prefeito Rubens Vieira a respeito da iniciativa do município de Itaguaí.

Para o ano de 2024, a intensificação dos esforços voltados à implementação desses Planos de Manejo está prevista no planejamento da pasta ambiental. A conclusão desses estudos possibilitará a captação de recursos provenientes de outras esferas do poder público, acarretando benefícios tanto para a população quanto para o setor de ecoturismo.

Isso se dá em virtude dos projetos destinados ao fortalecimento dessas áreas protegidas, abarcando desde a infraestrutura pública de visitação até recursos humanos, além de ações voltadas à recuperação de áreas naturais.

Os Planos de Manejo encontram-se disponíveis para consulta na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento, localizada na Rua Presidente Vargas, nº 265.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Itaguaí entrega planos de manejo das suas unidades de conservação municipais

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui