Itaguaí recebe 2ª edição da Festa da Imigração Japonesa

Programação gratuita terá música, comida, artes marciais, oficinas temáticas e concursos de Cosplay

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2022, a Festa da Imigração Japonesa promete agitar Itaguaí novamente nos dias 3 e 4 de junho, no Parque Municipal. O evento é uma parceria entre a Prefeitura e o Projeto Ativação Cultural Itaguaí, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação gratuita está recheada de atrações, como taiko, concursos de Cosplay e Miss Nikkey, apresentações de artes marciais e culturas orientais, oficinas de mangá, ikebana, sashiko e boro (técnicas de costura japonesa), origami e escrita japonesa. A festa também conta com atrações musicais, como as bandas Xinapp e Celebrare.

“O projeto Ativação Cultural Itaguaí estava ‘devendo’ esta festa em homenagem à Imigração Japonesa em Itaguaí. Afinal, a cidade é a maior colônia asiática do Estado do Rio. Em 2020, colocamos a festa no nosso planejamento, não conseguimos devido à pandemia. Depois, achávamos que conseguiríamos realizar em 2021, mas a vida nos surpreendeu. Finalmente, conseguimos realizar em 2022 e foi um sucesso. Nesta segunda edição da Festa da Imigração Japonesa, estamos ainda mais animados e preparamos tudo com muito carinho para esta justa e merecida homenagem”, enfatiza a idealizadora do Projeto Ativação Cultural Itaguaí, Alessandra Reis.

Nos dois dias, o público terá acesso a culinária japonesa, oficinas temáticas, espaço saúde, além das exposições “Mazomba e Japão rural” e sobre o saudoso Cine Inouê, que existiu em Itaguaí.

Sobre o projeto Ativação Cultural Itaguaí

Advertisement

Desde 2018, o projeto Ativação Cultural Itaguaí já beneficiou mais de 15 mil alunos de escolas públicas do município e ofereceu mais de 550 horas de oficinas gratuitas, buscando o resgate e a valorização da cultura itaguaiense. Ao todo, mais de 30 mil pessoas foram impactadas diretamente pelo projeto, com mais de 15 mil crianças mobilizadas dentro de mais de 40 escolas municipais. O projeto também mobilizou cerca de 800 artistas profissionais e amadores participantes ao longo dos três anos de existência. No primeiro ano, o tema do projeto foi a comemoração do bicentenário da cidade, contando a história através de diversas atividades culturais em praças e escolas municipais de Itaguaí.

Em 2019, foi a vez de reforçar o elo com os artistas locais e, assim, foi iniciado o trabalho dentro de nove escolas públicas do município com oficinas de várias linguagens artísticas, como circo, música, teatro, cinema, entre outros. Já em 2020, o objetivo foi aprofundar ainda mais o trabalho, tendo como público-alvo crianças e jovens, mas com um novo formato, já que se iniciou a pandemia de Covid-19, realizando lives com debates e apresentações culturais. E em 2021, sob o desafio do segundo ano de pandemia, a proposta do projeto foi trabalhar conteúdos culturais de forma mais aprofundada junto aos alunos e professores da rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com aulas online dentro do horário escolar.

Já em 2022, o projeto voltou com as atividades presenciais, depois de dois anos on-line, nas escolas municipais e nas praças da cidade, oferecendo diversas linguagens artísticas como circo, música, teatro, entre outras. Neste ano, o projeto está presente em 10 escolas municipais, trabalhando com alunos do 6º ao 9º ano, levando muitas atividades e projetos em diversas linguagens artísticas. Além das ações nas escolas, estão previstos a Festa da Imigração Japonesa, apresentações na Expo Itaguaí, uma Mostra Cultural de Audiovisual (com os trabalhos feitos pelos alunos durante os últimos anos do projeto), evento em alusão ao Dia da Consciência Negra e uma festa de encerramento das atividades de 2023.

SERVIÇO
Local: Parque Municipal (Estrada do Trapiche, s/n, Centro)
Entrada: gratuita
Dia 3 de junho – 15h30 às 2h
Dia 4 de junho – 11h30 à meia-noite

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Itaguaí recebe 2ª edição da Festa da Imigração Japonesa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui