Itaguaí terá semana de prevenção de lesão por pressão

O objetivo é capacitar todos os profissionais do Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em comemoração aos 10 anos do Centro de Tratamentos de feridas de Itaguaí, o Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX) realiza de 12 a 16 de setembro, a Primeira Semana de Prevenção de Lesão Por Pressão, cujo objetivo é capacitar todos os profissionais da unidade.

O treinamento faz parte de uma série de ações voltadas ao desenvolvimento profissional dos colaboradores da unidade hospitalar, sendo idealizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEPS), da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é aprimorar de forma pontual, as técnicas aplicadas em cada situação.

O ciclo de debates é voltado para todas as categorias que atuam no hospital: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólgos e farmacêuticos. Eles recebem instruções sobre os procedimentos que podem prevenir lesão por pressão nos pacientes internados na unidade.

“A iniciativa surgiu da Comissão de Curativos, além do Núcleo de Segurança do Paciente que também está muito preocupado com o número de lesões que podem acontecer no paciente”, destaca a enfermeira Thaís Aline Lauria, membro do NEPS.

Advertisement

Os temas abordados nas palestreas e oficinas são diversos. Enfermeiros que trabalham com coberturas de feridas, fazem uma abordagem sobre a importância da avaliação da pele do paciente. Equipes de nutricionistas, por exemplo, abordam sobre o suporte nutricional no processo de cicatirização de feridas, ao passo que profissionais fisioterapia irão debater sobre a mobilização e a técnica de como monilizar o paciente sem causar lesão.

O que é lesão por pressão?

Acontece quando o paciente fica muito tempo acamado, restrito ao leito e muito tempo na mesma posição. Essas lesões geralmente acontecem perto do osso, no calcanho, na região sacral e, às vezes, na orelha do paciente, dentre outras.   

“O organismo do paciente deixa de ter oxigênio numa determinada parte e essa parte ‘morre’, causando uma lesão, uma ferida”, finaliza Thaís.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Itaguaí terá semana de prevenção de lesão por pressão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui